Parada PCD chega em Salvador

Parada PCD chega em Salvador

12/01/2024 0 Por Redação

Manifestação pelo orgulho das pessoas com deficiência ocupa espaço público para pautar com arte e visibilidade a luta por oportunidades e parcerias

 

A cidade de Salvador será a primeira de uma série de eventos pelo Brasil em 2024 que o Vale PCD, organização da sociedade civil para a acessibilidade e interseccionalidade dos direitos das pessoas com deficiência, fará para marcar o orgulho e a luta pela inclusão e diversidade com a Parada PCD. 

O evento que acontece no dia 21 de janeiro, no Farol da Barra, do meio-dia às 19 horas, o Quilombo PCD em correalização com o Vale PCD tem o apoio institucional da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Superintendência da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia (SUDEF), Prefeitura de Salvador e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). 

A programação da Parada PCD em Salvador contará com apresentações de artistas locais como o Coletivo Rua Sinalizada, Edu O., Manuela Dourado, Cacai Bauer e outros artistas com deficiência  que apoiam voluntariamente o movimento Orgulho PCD. Entre cada apresentação, a organização divulgará dados locais sobre a realidade local das pessoas com deficiência. 

Segundo o Censo de 2022 do IBGE, há no Brasil 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que representa 8,9% da população. Só a região Nordeste concentra 10,3%, dos PCDs, a maior fatia dessa comunidade, seguida da região Sul com 8,8% e Centro-Oeste com 8,6%. Além disso, relatos de pessoas com deficiência e LGBTQIA também terão vez e voz na manifestação.

“A Parada do Orgulho PCD é uma manifestação única e histórica, unindo pessoas com deficiência e todas as pessoas que valorizam a diversidade. É um momento de liberdade, onde desafiamos a falta de acesso, reivindicamos respeito e lutamos pela equidade”, afirma Priscila Siqueira, CEO do Vale PCD.

Para 2024, o Vale PCD  e o Quilombo PCD programaram mais cinco Paradas, nas cidades de Recife (março), Rio de Janeiro (maio), Brasília (julho), São Paulo (setembro) e Belo Horizonte (novembro), e está buscando parcerias com marcas e empresas que apoiem a causa e a luta do movimento de pessoas com deficiência no Brasil. “Estamos 100% alinhados com a Agenda 2030 e com as práticas ambientais, sociais e de governança das organizações atentas à sustentabilidade e Direitos Humanos. Quando recebemos algum patrocínio de empresas, isso é mensurável”, reforça Pedro Avelar, diretor do Vale PCD.

 

*Foto: Pexels