Acordo de cooperação vai capacitar 15 mil profissionais de saúde

Acordo de cooperação vai capacitar 15 mil profissionais de saúde

04/09/2023 0 Por Redação

O Ministério da Saúde assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Promundo. O anúncio foi feito no Seminário Nacional e Internacional de Paternidade e Cuidado, com o objetivo de qualificar profissionais de saúde da atenção primária sobre saúde do homem, seguindo as orientações do Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais de saúde. As formações devem alcançar até 15 mil profissionais em todo o País. 

O curso tem como objetivo munir os trabalhadores da saúde com informações para uma abordagem que incentive o envolvimento dos homens no exercício da paternidade, problematização dos padrões de masculinidades, prevenção de violência e promoção da equidade de gênero. 

Celmário Brandão, coordenador de Atenção à Saúde do Homem, explica que a ideia é capacitar profissionais em todos os estados para que mais homens se aproximem do sistema de saúde. “Queremos promover uma melhor qualificação e engajamento das equipes de saúde, não apenas na assistência em saúde dos homens, mas também que os orientem sobre corresponsabilização e exercício dos cuidados com seus filhos, desde a gestação, reduzindo as iniquidades de gênero que historicamente sobrecarregam as mulheres brasileiras”, afirmou. 

Luciano Ramos, diretor adjunto do Instituto Promundo, explica que tanto o guia quanto a capacitação fazem com que os profissionais de saúde tenham novas ferramentas para introduzir o homem no sistema de saúde, de forma a cuidar da saúde preventivamente, o que acaba refletindo em toda a família. “Os profissionais têm muita dificuldade de falar com os homens. A paternidade é uma janela importante para que entre no sistema de saúde. Se o profissional está instrumentalizado para acolher e cuidar desse homem que chega ao serviço de saúde por causa do filho, consegue introduzir esse homem no sistema de saúde, e consegue cuidar não apenas dele, mas também da criança e do parceiro ou parceira com quem esse homem vive”, explicou. 

 

*Foto: Reprodução