Atividade Física na juventude pode reduzir riscos de 11 tipos de câncer

Atividade Física na juventude pode reduzir riscos de 11 tipos de câncer

16/08/2023 0 Por Redação

Pesquisadores da Universidade de Gotenburgo, na Suécia, trouxeram novas evidências sobre a importância de incorporar hábitos saudáveis na rotina ainda na juventude. De acordo com eles, homens que praticam atividades físicas no início da vida adulta apresentam menos chances de desenvolverem 11 tipos de câncer.

O estudo avaliou informações de saúde de 1 milhão de homens do país por três decádas. Entre os que foram monitorados, 84 mil tiveram câncer, sendo que a incidência maior foi entre os que eram sedentários. A pesquisa foi publicada no British Journal of Sports Medicine nesta terça-feira (15/8).

Os homens que estavam em boas condições físicas no início da vida adulta tiveram menos risco de ter câncer de pulmão (- 42%), fígado (- 40%), garganta (- 40%), pele (- 31%), estômago (- 21%), rins (- 20%), cabeça e pescoço (- 19%), intestino (- 18%), pâncreas (- 12%), próstata (- 7%) e reto (- 5%).

Os cânceres de tireoide, bexiga, cérebro, além de tumores no sangue, como a leucemia e os linfomas, não foram afetados pelo bom desempenho físico na juventude.

Como foi feita a pesquisa?

A pesquisa cruzou dados de duas bases: as informações colhidas durante o recrutamento para o serviço militar obrigatório e os dados registrados no Ministério da Saúde, entre 1968 e 2005.

Para saber se os homens eram ativos fisicamente ou não à época do alistamento militar, os pesquisadores avaliaram os índices de massa corporal (IMC), além dos desempenhos cardiorespiratórios em exames de bicicleta ergométrica.

Durante esses exames, os jovens passavam por cinco minutos de aquecimento e tinham que, progressivamente, aumentar a escala até entrar em exaustão. Com base no tempo que aguentavam, eram divididos entre jovens com baixa, média e alta resistência.

Os pesquisadores perceberam que a incidência de tumores foi bem maior entre os classificados com baixa resistência. Fonte: Metropoles

 

*Foto: Reprodução