Mundo joga um caminhão de lixo, por minuto, nos oceanos

Mundo joga um caminhão de lixo, por minuto, nos oceanos

30/03/2023 0 Por Redação

 

O Dia Internacional de Desperdício Zero, celebrado neste 30 de março, tem como meta promover padrões sustentáveis ​​de consumo e produção.

Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral, António Guterres, lembrou que, todo ano, 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados, mas 33% não recebem tratamento adequado.

Alimentos nunca usados

A quantidade equivale a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado no oceano a cada minuto.

Segundo Guterres, 10% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa vêm do cultivo, armazenamento e transporte de alimentos “que nunca são usados”.

Para mudar esse cenário, Guterres quer que o mundo invista maciçamente em sistemas e políticas modernas de gerenciamento de resíduos, que incentivem as pessoas a reutilizar e reciclar tudo, “desde garrafas plásticas até eletrônicos antigos”.

Mais de 2,2 bilhões de toneladas anuais de lixo

O levantamento da ONU aponta que a humanidade gera cerca de 2,24 bilhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, dos quais apenas 55% são gerenciados em instalações controladas.

Todos os anos, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados e até 14 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos ecossistemas aquáticos. Com informações da ONU News.

 

*Foto: Pixabay