Escola de Salvador investe em saúde escolar

Escola de Salvador investe em saúde escolar

22/12/2022 0 Por Redação

Crianças e adolescentes estão seguros na escola? Certamente, por mais que confiem na instituição de ensino onde matricularam os filhos, os pais preocupam-se com intercorrências cotidianas, como quedas, engasgos e aquela febre repentina que os faz ter que sair do trabalho para levar os pequenos, às pressas, até uma emergência. Pensando em investir em informação e cuidados com a saúde de estudantes e professores, a Ananda Escola e Centro de Estudos, localizada em Itapuã, é a primeira instituição de ensino baiana a firmar parceria com a Coala Saúde.

De forma pioneira, a Coala inovou ao lançar a maior plataforma de saúde pensada para escolas. Unindo educação, saúde e tecnologia, a startup oferece plantão médico virtual via telemedicina, orientações e capacitação em primeiros socorros, assistência médica de urgência, consultoria em psicologia e nutrição, controle de doenças, alergias, esquema vacinal e campanhas de prevenção e esclarecimento para promover um ambiente escolar cada vez mais seguro e saudável.

“As crianças passam hoje mais tempo nas escolas do que com as próprias famílias. Educadores também são agentes de saúde. Por isso, é importante capacitá-los e oferecer suporte para que possam contribuir para o desenvolvimento adequado dos estudantes”, anuncia o médico e CEO da Coala Saúde, Rafael Kader.

A informação é um pilar importante na plataforma inovadora. O objetivo é tornar o ambiente escolar o mais acolhedor e seguro para que os estudantes alcancem seu máximo potencial. Guias e conteúdos informativos – sobre vacinais, nutrição, cuidadosa com a saúde física e mental – preparados por uma equipe multidisciplinar são disponibilizados para toda comunidade escolar.

A intenção é expandir o raio de atuação para atendimento individualizado, incluindo as famílias que tenham demandas específicas em serviços de saúde. “A nossa proposta é de cuidado integrado, e não só na hora do aperto. Prevenção não é só evitar acidentes, promovemos uma visão mais ampla sobre saúde, que passa até pela melhoria dos alimentos que são ofertados na cantina, dando atenção à alimentação adequada para cada faixa etária”, acrescenta o médico.

Lei Lucas

Sancionada em 04/10/2018, a Lei Lucas ainda não é respeitada em boa parte dos estabelecimentos de ensino do país. A lei Lucas, que obriga as escolas – públicas e privadas – e espaços de recreação infantil a terem profissionais capacitados para atendimentos de primeiros socorros foi fruto da luta de uma mãe.

A mãe de Lucas Begalli, uma criança de 10 anos, que perdeu a vida em um simples passeio escolar após um engasgo e quadro de asfixia mecânica. A fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse alguém educador acompanhando a criança capacitado para primeiros socorros.

O objetivo da Ananda Escola e Centro de Estudos é oferecer mais tranquilidade às famílias, garantindo o cuidado redobrado de seu maior bem: os filhos. “Apesar de grande parte do time da escola ter passado por uma formação em primeiros socorros, efetivar a parceria com a Coala nos traz mais segurança nas manobras, orientações e apoio às crianças, adolescentes e suas famílias”, destaca a diretora Carina Sales.

A educadora enumera situações que podem ocorrer em qualquer escola. Do ponto de vista físico: torções, gripes, febre, vômitos, quadros de diarreia e desmaios são os mais frequentes. Do ponto de vista psicológico, ansiedade, baixa autoestima e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são mais comuns.

“Costumo dizer que educador e profissionais de saúde precisam caminhar de mãos dadas. A escola é um espaço de confiança das famílias. E ter um suporte de saúde que contemple, além das questões de ordem física, o acompanhamento psicológico e nutricional é fundamental, principalmente após dois anos de isolamento social. Ainda vivemos com intensidade os efeitos deste cenário pandêmico”, destaca Carina Sales.

Compartilhando do propósito da Coala de transformar o mundo investindo em saúde dentro da escola, a Ananda é a primeira escola baiana a abraçar a startup que já está presente em instituições de ensino de cinco estados do país. “Diversos indicadores comprovam que 91% das demandas que iriam para atendimentos de urgência no ambiente escolar podem ser resolvidas na escola mesmo com o suporte adequado”, assegura o médico e CEO da Coala Saúde, Rafael Kader.

 

*Foto: Divulgação