Sydney registra maior número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia

Sydney registra maior número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia

16/08/2021 0 Por Redação

 

Sydney registrou, nesta segunda-feira (16), o número mais alto de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. A cidade, que é a maior da Austrália, está em lockdown há 8 semanas. A economia do país beira à recessão.

Segundo a premiê de Nova Gales do Sul (Estado onde fica Sydney), Gladys Berejiklian, 7 pessoas morreram vítimas da doença nas últimas 24 horas. “Nossos números de transmissão comunitária são perturbadoramente altos” disse Berejiklian em entrevista a jornalistas.

Berejiklian informou que o Estado detectou 478 novas infecções nas últimas 24 horas, o maior aumento em um dia desde o início da pandemia. “Cada morte é uma pessoa que tem entes queridos, que morreu em circunstâncias trágicas e enviamos nossas sinceras condolências a todos esses entes queridos e famílias”, lamentou.

As autoridades confirmaram a morte de um menino de 15 anos de Sydney, que teve meningite pneumocócica e covid-19.

LOCKDOWN

A variante delta tem se espalhado pelo país, que avança a passos lentos com a vacinação. Segundo o Our World in Data, só 21% dos habitantes da Austrália estão totalmente vacinados e 18% receberam até o momento apenas uma dose do imunizante.

A partir desta segunda-feira (16), além de Sydney, Melbourne, Camberra e Darwin enfrentam medidas restritivas mais severas para conter a nova variante do coronavírus. Depois de registrar 22 novos casos de covid-19, o premiê de Victoria, Daniel Andrews, anunciou que Melbourne manterá as medidas de restrição até o dia 2 de setembro. “Estamos em um ponto crítico. Simplesmente não há opção hoje a não ser fortalecer ainda mais esse bloqueio”, justificou Andrews a jornalistas em Melbourne.

Já Camberra, a capital do país, registrou 19 novos casos nesta 2ª feira (16.ago). Esse foi o maior aumento de casos em 1 dia. A cidade também estendeu o lockdown por mais duas semanas.

ECONOMIA

A economia da Austrália se recuperou rapidamente da 1ª onda da pandemia, com o desemprego atingindo 4,9% em junho, o nível mais baixo em mais de uma década.

Com o aumento das restrições nas cidades mais populosas, os economistas projetam piora no quadro. “O desemprego pode voltar a subir para 5,5% nos próximos meses, principalmente impulsionado pelo Estado de Nova Gales do Sul”, disse à Reuters Shane Oliver, Economista-chefe da AMP, empresa de serviços financeiros com forte atuação na Austrália e na Nova Zelândia.

O avanço da variante delta é facilitado pelo lento processo de vacinação. Nesse domingo (15), o primeiro-ministro Scott Morrison disse que comprou da Polônia cerca de 1 milhão de doses da vacina anticovid da Pfizer, mas se recusou a informar quanto pagou por elas. De acordo com ele, o imunizante será usado para vacinar jovens de 20 a 39 anos nos subúrbios mais afetados pela pandemia em Sydney.

*Com informações do Poder 360

Foto: Pixabay