Especiaria indiana aumenta a libido feminina, afirma pesquisa

Especiaria indiana aumenta a libido feminina, afirma pesquisa

11/08/2021 0 Por Redação

 

A semente de feno-grego, muito comum na gastronomia indiana, pode se tornar uma aliada para a vida sexual das mulheres. Um estudo feito por cientistas do país asiático revelou que a especiaria tem o poder de melhorar a libido feminina e reduzir problemas como o ressecamento vaginal.

A pesquisa foi feita com 48 mulheres com idades entre 20 e 48 anos. Metade delas recebeu um suplemento com o extrato orgânico de feno-grego – também chamada de fenacho ou alforvas –, duas vezes ao dia, por 42 dias. As outras 24 receberam apenas um placebo.

As voluntárias que tomaram o suplemento relataram aumento da libido e diminuição de irritabilidade. Também foi constatado um aumento dos níveis de testosterona estradiol, os principais hormônios para a modulação do desejo e das funções sexuais das mulheres.

A testosterona estimula o interesse sexual, mas é naturalmente produzida em quantidades pequenas nas mulheres. Ela também é essencial para facilitar a lubrificação e aumentar o fluxo sanguíneo genital.

Já o estradiol junto à progesterona modulam o desejo sexual nas mulheres. Com o passar do tempo, há uma baixa nestes hormônios provocada pelo fim da idade reprodutiva.

Assim, o feno-grego pode ser incluído na rotina das mulheres na menopausa para reduzir desconfortos como a secura vaginal, a falta de motivação e alterações de humor, entre outros.

“O presente estudo mostrou que FHE ajuda a manter o equilíbrio hormonal normal e ofereceu uma redução significativa nos escores de problemas sexuais e irritabilidade entre os participantes”, escreveram os cientistas no artigo publicado na plataforma Clinical Phytoscience.

O estudo foi financiado pela empresa de ingredientes naturais Akay, com sede na Índia. Os pesquisadores alertam que mulheres grávidas não devem consumir o feno grego, uma vez que a especiaria pode induzir contrações e levar ao aborto espontâneo. (Com informações do Métropoles)

*Foto: Pixabay