Psiquiatra baiano Juliano Moreira é homenageado pelo Google

Psiquiatra baiano Juliano Moreira é homenageado pelo Google

06/01/2021 0 Por Redação

 

 

O Google escolheu a data 6 de janeiro, para homenagear o médico psiquiatra baiano Juliano Moreira. Se estivesse vivo, Juliano completaria 149 anos.

Com  versões modificadas do logotipo da Google, é possível identificar a homenagem.

 

Imagem: Google

História

O psiquiatra Juliano Moreira nasceu em Salvador , no ano  1872, é um dos grandes nomes de estudiosos negros relevantes na história do Brasil.

Se formou em Medicina pela Universidade Federal da Bahia com a tese ‘Sífilis Malígna Precoce’ em 1891, e em 1896, após ser aprovado em primeiro lugar para auxiliar de ensino da cadeira de Moléstia Nervosas e Mentais se voltou para a psiquiatria.

Ele também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina legal e da Academia Brasileira de Ciências e recebeu Albert Einstein em sua primeira visita ao Brasil.

No campo da antropologia, Juliano deixa um legado de combate ao racismo científico, por seu papel na refutação da crença de que as doenças mentais estariam ligadas à cor da pele das pessoas.

Filho de empregada doméstica negra com funcionário público português, ele só teve sua filiação paterna reconhecida após o falecimento de sua mãe. Para se formar, contou com a ajuda do patrão de sua genitora, o barão de Itapuã.

Juliano Moreira contribuiu de foram crucial para a aprovação da lei federal que garante assistência médica e legal a doentes psiquiátricos. Quando  passou a ser diretor do Hospício Nacional de Alienados (RJ), em 1903, ele acabou com o uso de camisas de força nos tratamentos, retirou as grades de todas as janelas e separou os pacientes adultos de crianças.

Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/G1

Depois da sua morte, o hospital psiquiátrico da Bahia foi batizado como Hospital Juliano Moreira, em Salvador. Foto: Phael Fernandes/G1

 

 

*Redação

*Foto Destaque: Reprodução Internet