Pesquisas revelam que comer abacate auxilia na redução da massa corporal de pessoas obesas

Pesquisas revelam que comer abacate auxilia na redução da massa corporal de pessoas obesas

25/08/2020 0 Por Redação

Considerado durante muitos anos um dos vilões da alimentação, o abacate tem se tornado uma excelente alternativa para auxiliar no emagrecimento e manter o coração saudável  

 

Originário do abacateiro, árvore pertencente à família da Lauraceae, o fruto que é nativo do México ou da América do Sul, chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XVII e durante muito tempo foi considerado um dos vilões da alimentação devido ao seu alto teor de gordura. O que muitos não sabem é que ao contrário da gordura saturada que faz mal ao organismo, as gorduras existentes no abacate, que são as monoinsaturadas e poli-insaturadas, fazem bem.

 

Além disso ele possui proteínas, fitoesterol, lecitina (substância que ajuda na desobstrução dentro dos vasos sanguíneos, tanino, ácido oleico (ômega 9), linoleico (ômega 6) e palmítico. Outro benefício do abacate é a presença do potássio: 100 g do alimento contêm 485 mg do nutriente, cerca de 14% das quantidades diárias de consumo recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3.510 mg. Uma análise da Universidade de Mashhad, no Irã, em relação a 129 pesquisas sobre o abacate acrescentou que ele também auxilia no controle da pressão alta e na redução da massa corporal de pessoas obesas.

De acordo com a especialista em Nutrição Funcional Cyntia Calmon o abacate pode ser muito benéfico para saúde. “O abacate é capaz de estimular o pico de GH (hormônio responsável pelo crescimento muscular e pelo aproveitamento da gordura do corpo como fonte de energia), além de ajudar no controle do cortisol, hormônio  regulador do estresse que quando está elevado é capaz de causar a perda de massa muscular”, diz Cyntia.

 

 

Alimento pode acompanhar receitas diversas. Foto de Valeria Boltneva no Pexels

 

Benefícios do Abacate  

1.    Serve como Antiestresse – contribui para o aumento da produção da serotonina (hormônio responsável pelo alivio da ansiedade e do estresse). Além disso, o consumo de abacate ajuda a reduzir a pressão sanguínea e combater a hipertensão, devido ao seu alto nível de potássio e gordura monossaturada.  

 

2.    Para a pele – auxilia na metabolização do colágeno (substância responsável por deixar a pele firme).  

 

3.    Tem efeito Anti-inflamatório – por possuir a vitamina E, naturalmente age como anti-inflamatório no organismo.  

 

4.    Para o cabelo – capaz de aumentar a hidratação dos fios capilares, por ser rico em vitaminas e gorduras. O que fará dos seus cabelos mais sedosos e brilhantes.  

 

5.    Para o período gestacional – capaz de auxiliar na prevenção de doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso.  

 

6.    Para memória – o ômega 3, 6 e 9 presentes no abacate melhora o funcionamento do cérebro, pois além de elevar a capacidade de concentração, estimula a circulação sanguínea.  

 

7.    Na perda de peso – quando ingerido causa enorme sensação de saciedade, devido a sua grande quantidade de fibras. Essa saciedade acaba reduzindo o apetite e naturalmente provoca o emagrecimento.  

 

8.    Para o coração – o abacate ajuda na prevenção de doenças cardíacas, devido aos ácidos graxos monoinsaturados e as fibras solúveis presentes na fruta, além de diminuir o nível de triglicerídeos, controlar o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).  

 

9.    Previne contra o câncer – por conta da presenta de glutatoína (fitonutriente), é capaz de auxiliar na prevenção do câncer de garganta.  

 

10. Para o sono – por possuir vitamina B, equilibra as substâncias responsáveis pela atividade cerebral do sono.  

 

11. Para o envelhecimento – auxilia no envelhecimento precoce, pois possui antioxidantes que evitam o envelhecimento das células da pele.  

 

12. Previne a diabetes – o abacate é rico em vitamina K, que atua de forma importante na coagulação sanguínea, além de reduzir consideravelmente a possibilidade de desenvolver diabetes.  

Tipos de Abacate  

  • Geada: Um tipo meio amargo que reúne cerca de 3% de gorduras
  • Quintal: Bem grande, podendo chegar a 900 gramas. Seu verde é o menos escuro e contém 10% de gordura
  • Fortuna: Um dos maiores, chegando a pesar até 1 quilo. Oferece quase 7% de óleos
  • Ouro Verde: Possui tamanho médio e casca de um verde intenso, oferecendo cerca de 8% de gordura
  • Breda: Normalmente possui entre 400 e 600 gramas e exibe casca bem lustrosa. Acumula 12% de gorduras
  • Margarida: é redondo e de polpa fibrosa. Pode pesar até 800 gramas e fornece cerca de 10% de gordura
  • Avocado (hass): Geralmente é pequeno, com cerca de 150 a 200 gramas de peso e concentra mais de 20% de gordura.

 

*Da Redação

Siga a nossa página no instagram @portaldasaudenews