Entrevista exclusiva: Os prós e os contras do jejum intermitente

Entrevista exclusiva: Os prós e os contras do jejum intermitente

24/08/2020 0 Por Redação

 

 

O  Jejum Intermitente é uma estratégia utilizada , que envolve períodos de jejum, podendo variar entre 14h, 16h, 18h e chegar até 24h. Para aqueles que aderem a este processo, não existe uma forma determinada para começar, mas segundo a especialista em Nutrição Funcional Cintya Calmon, de Salvador (BA), o ideal  é iniciar com o J.I de 14h e gradativamente, observando a resposta do corpo e aos poucos aumentar os intervalos. Em entrevista exclusiva ao Portal da Saúde News, Dra Cyntia Calmon fala sobre os benefícios e os malefícios desta modalidade aplicada por muitos brasileiros.

O que ingerir durante o período de jejum?

Cyntia: Durante esse período só é possível ingerir, água, chás e café, ambos sem adoçar.

Como fazer?

Cyntia:  O correto não é fazer o jejum todos os dias e sim em dias alternados, pois assim não irá restringir o seu corpo dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento das células.

Quais os benefícios?

Cyntia: São diversos os benefícios apresentados por essa estratégia, a exemplo disso, podemos citar o tratamento e a prevenção de várias doenças, mas o principal benefício e que os nutricionistas avaliam como mais positivo é que o jejum intermitente proporciona uma redução da resistência insulínica, melhorando assim o funcionamento desse hormônio, que tem como função principal no nosso corpo a regulação da quantidade de glicose que circulante na corrente sanguínea.
A resistência insulínica, quando acontece, é um dos principais fatores que dificultam a perda de peso. Por isso quando ela é reduzida, o jejum intermitente se torna um fortíssimo aliado no processo de emagrecimento, já que durante esse processo o corpo não irá produzir insulina.

Quais os malefícios?

 Cyntia:  Aos interessados em fazer o jejum Intermitente é fundamental o acompanhamento do profissional da área e a avaliação de cada caso específico em consultório para saber se é possível, quais o benefícios e malefícios que a estratégia pode ocasionar. De modo geral, se feito erroneamente, a falta de alimentação, ou seja, o jejum pode causar desnutrição, desidratação, fraqueza, tontura, falta de concentração e até desmaios. Por isso a importância de buscar a orientação profissional.

Quem pode ou não fazer?

Cyntia: Nem todas as pessoas podem fazer o JI. A exemplo daqueles que não podem, estão as crianças, os diabéticos e pacientes com doenças específicas. Por isso que o ideal e mais seguro antes de começar o processo, é buscar orientação individual junto à um nutricionista . Assim,  é possível avaliar e informar se a estratégia pode ou não ser aplicada à você.

Por quanto tempo realizar?

Cyntia: Não existe um prazo estabelecido para início e fim, isso pode variar de acordo com cada paciente, sua necessidade e a opinião do especialista. O Jejum Intermitente não é um estilo de vida e sim uma estratégia usada para diversas finalidades. Para aqueles que querem iniciar esse processo é fundamental buscar a orientação de um profissional da área para não fazer disso algo prejudicial a sua saúde.
*Cyntia Calmom, (CRN 5:1801) é especialista em Nutrição Funcional. Para os interessados em atendimento on line ou dúvidas basta seguir o instagram @cyntiacalmomnutri
*Da redação
 Acesse nosso instagram @portaldasaudenews