França decreta novo toque de recolher após aumento do número de infectados pelo Coronavírus
23/10/2020
O governo francês está impondo toque de recolher em dois terços do país – 46 milhões de pessoas – a partir da noite de sexta-feira (23) por seis semanas, após um recorde de 41.622 novas infecções por coronavírus em um dia.
O total de infectados na epidemia já passou de um milhão. Na Europa, apenas a Espanha e a Rússia alcançaram isso.
Há uma semana os toques de recolher foram introduzidos em Paris e em oito outras cidades francesas. Agora, mais 38 áreas terão toque de recolher das 21:00 às 06:00.
O toque de recolher francês mais amplo entra em vigor à meia-noite (22:00 GMT) na sexta-feira e, em seguida, às 21:00 a partir de sábado, o que atraiu reclamações de proprietários de restaurantes e bares, cujo negócios já estão sofrendo após o bloqueio de dois meses na primavera.
Em várias regiões da França, mais da metade dos leitos de terapia intensiva agora são ocupados por pacientes com Covid-19. Nas últimas 24 horas, a França registrou mais 162 mortes.
Um novo aplicativo francês chamado “#TousAntiCovid” foi lançado, para substituir o anterior “#StopCovid”, que foi baixado por apenas 2,7 milhões de pessoas – muito abaixo do número de aplicativos anti-Covid semelhantes no Reino Unido e Alemanha.
O #TousAntiCovid é uma ferramenta de rastreamento de smartphone com mais informações locais do que o aplicativo anterior.
O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse que “a circulação do vírus hoje atingiu um nível muito alto” – 251 infecções por 100.000 pessoas na semana passada.
Segundo ele, foi um aumento de 40% em uma semana e a taxa de reprodução (R) ficou em torno de 1,35, “o que significa basicamente dobrar o número de casos a cada duas semanas”. A taxa R mede quantas outras pessoas cada pessoa infectada está transmitindo o vírus.
Fonte: BBC News
Foto: Pixabay