Hospital da Bahia suspende urgência e emergência do Planserv devido à impasse contratual
06/11/2024Um impasse contratual levou o Hospital da Bahia a suspender atendimentos de urgência e emergência pelo Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais. A partir desta quinta-feira (7), beneficiários terão acesso apenas a consultas eletivas e referenciadas, mediante prévia autorização, informou a unidade de saúde em nota.
Segundo o comunicado, após meses de negociações com o Planserv para resolver questões de equilíbrio econômico, não foi possível chegar a um acordo entre as partes envolvidas. Como resultado, foi necessária a alteração contratual, o que implica na suspensão dos dos dois serviços mencionados.
A decisão foi comunicada pela direção do hospital à coordenação-geral do Planserv na terça-feira (5).
A suspensão dos atendimentos de urgência e emergência pode afetar diretamente os servidores estaduais e seus dependentes, que dependerão de outras unidades de saúde para casos emergenciais.
Para os atendimentos eletivos e referenciados, o hospital reafirmou que os pacientes devem seguir o processo habitual de solicitação e autorização, com a continuidade da prestação dos serviços médicos para casos não emergenciais.
Conforme a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, trata-se de “uma decisão de mercado, em que não se levou em conta a importância do Planserv para a saúde suplementar local”. “Negociamos o quanto pudemos, mas a nova direção da unidade fez a opção de redução dos serviços, mesmo após tantos anos de parceria”, afirmou.
Leia a íntegra da nota do Hospital da Bahia
“Hospital da Bahia afirmou que ‘continua operando integralmente e prestando o usual serviço de excelência para a população. A unidade mantém investimento contínuo e significativo em sua estrutura de leitos, ambulatório e centro cirúrgico. No mês de outubro, por exemplo, inaugurou uma nova sala de hemodinâmica com equipamento de alta tecnologia. O hospital reforça seu compromisso com a população e a prestação de um serviço de saúde de qualidade e humanizado’.
O hospital ainda falou sobre a suspensão de atendimentos de urgência e emergência do Planserv: ‘[…] após meses de tratativas para solucionar um equilíbrio econômico, não foi possível chegar a um acordo e fez-se necessária uma alteração contratual. Nesse sentido, a partir do dia 07/11/2024 a unidade atenderá aos usuários do plano para situações eletivas e referenciadas, com prévia autorização.’”
Via bahia.ba
Foto: Assessoria