Farmácia é interditada após vigilância achar fezes de rato
22/08/2024Uma ação conjunta envolvendo o CRF-BA e a Vigilância Sanitária foi realizada nesta quarta-feira (21), em Ilhéus.
O objetivo foi fiscalizar farmácias comunitárias irregulares e identificar infrações sanitárias. Dos sete estabelecimentos inspecionados, três foram interditados.
Em dois desses estabelecimentos, os armários de medicamentos controlados foram lacrados, pois os medicamentos estavam sendo comercializados sem a presença de um farmacêutico ou sem autorização da Vigilância Sanitária Municipal.
Outras irregularidades identificadas incluíram: comercialização de medicamentos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado de medicamentos e produtos, além de certidões e alvarás de funcionamento vencidos.
Um dos estabelecimentos apresentava condições sanitárias precárias, com fezes de roedores no local onde os medicamentos eram armazenados.
Participaram da ação, pelo CRF-BA: o presidente, Dr. Mário Martinelli; o coordenador de Fiscalização, Dr. Anderson Almeida; e as farmacêuticas fiscais Dra. Cristianne Mediana, Dra. Moazélia Roliher, Dra. Marcele Magalhães e Dra. Larissa Santana.
O Dr. Mário Martinelli elogiou o trabalho conjunto e agradeceu à Vigilância Sanitária de Ilhéus pela parceria: “Continuaremos atuando de forma firme em todos os municípios baianos para impedir que irregularidades como as encontradas hoje continuem acontecendo. Assim, asseguramos que a população seja respeitada e tenha sua saúde preservada.”
*Foto: Divulgação