Europa registra 100 casos diários de mpox

Europa registra 100 casos diários de mpox

20/08/2024 0 Por Redação

A Organização Mundial da Saúde, OMS, revelou nesta segunda-feira, 19/08, que pelo menos 100 novos casos diários da varíola M, ou mpox, são registrados na Europa.

Na atualização feita a jornalistas, em Genebra, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, pediu “ação internacional” para conter a disseminação da infecção potencialmente mortal declarada uma emergência de saúde global.

Ciclo de pânico e negligência

Kluge explicou que o mundo pode e deve enfrentar o vírus em conjunto, tanto em nível regional quanto continental. Ele questionou ainda se será feita a escolha entre colocar sistemas em prática para controlar e eliminar a doença globalmente, ou entrar em outro ciclo de pânico e negligência.

Mais de 15 mil casos de varíola M e 461 mortes foram relatados no continente africano este ano. A alta corresponde a 160% em comparação com o mesmo período em 2023, enquanto as mortes aumentaram em cerca de 19%.

Recentemente um caso de clado 1b foi detectado na Suécia, aumentando a preocupação. Para ele, a forma como será respondido ao surto agora e nos próximos anos será um teste crítico para a Europa e o mundo.

Emergência de saúde pública global

Na África, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse atuar em apoio à OMS e outros parceiros nos esforços para conter o surto de varíola M considerado particularmente perigoso para crianças.

A maioria dos casos infantis tem sido relatada na República Democrática do Congo, RD Congo, havendo alguns casos notificados nos vizinhos Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

De acordo com uma nota da agência, houve um aumento de pacientes em países como República Centro-Africana, Camarões, Chade, Nigéria, Libéria e Costa do Marfim também conhecida como Cote d’Ivoire.

A agência da ONU destacou sua equipe nas regiões da África Ocidental e Central e da África Oriental e Meridional está em alerta.

 

*Foto: Reprodução