Complexo de saúde com USF e Caps no Areal é inaugurado
12/06/2024A comunidade do Areal e de toda a Península de Itapagipe passou a contar com novas estruturas que vão ampliar os atendimentos de saúde disponibilizados pelo município na região. A Prefeitura de Salvador entregou nesta terça-feira (11) o complexo Dr. José Carlos Pitangueira, situado na Rua Arauá, na Ribeira, composto por uma Unidade de Saúde da Família (USF) e por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infância e Adolescência.
Ao lado do complexo de saúde, também foi inaugurada uma nova sede do Conselho Tutelar I – Roma, que atende àquela região da Cidade Baixa. O local, que funcionava anteriormente na Rua Léllis Piedade, vai acompanhar casos de crianças e adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados. As construções foram inauguradas com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Alexandre Reis, e pela secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
Bruno Reis destacou que, antes, os moradores tinham que ir até Massaranduba para terem atendimento médico e esperavam por uma unidade de saúde como essa há quase 50 anos. “Esse é mais um sonho que estamos tornando realidade, e agora com um complexo de saúde. Assim, teremos um médico sempre perto das famílias e também atendimento psicossocial. Para completar, estamos prestando homenagem a um grande profissional da área da saúde baiana, que é filho da Ribeira, Dr. José Carlos Pitangueira”, afirmou.
A USF conta com quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, capazes de prestar assistência a 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. As ações serão ofertadas integralmente, incluindo o acompanhamento a pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e doença falciforme, oferecendo ainda vacinas para doenças imunopreveníveis, além de serviços odontológicos.
Além disso, a USF realizará serviços complementares como curativo, imunização, visita domiciliar, marcação de consultas e exames para diversas especialidades, dispensação de medicamentos básicos, impressão de 2ª via do Cartão SUS, teste rápido de IST e gravidez, assim como avaliação das condicionalidades do Bolsa Família.
Segundo Alexandre Reis, titular da SMS, a USF pode realizar 650 atendimentos por dia. “Esse é um grande complexo de saúde. Como a gente tem frisado, a Prefeitura vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura de atenção primária, que é a porta de entrada da prevenção. E, com essa capacidade de atendimento aqui, vamos poder ampliar consideravelmente isso”, afirmou o secretário.
Já o novo Centro de Atenção Psicossocial do Areal vai ofertar cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes que demandem atendimento psíquico e assistência intensiva. O espaço funcionará das 8h às 17h, com oferta de aproximadamente 500 atendimentos por mês, atuando com equipe multiprofissional que realizará acolhimentos diários, atendimentos individuais e domiciliares, grupos, atenção às famílias, suporte às escolas, entre outros.
*Foto: Divulgação