Casos de Câncer vão aumentar em até 77% nos próximos anos, afirma OMS
01/02/2024
A previsão de aumento nos próximos anos é de 77%, com 35 milhões de novos casos de câncer esperados em 2050. O rápido crescimento da carga global de câncer reflete o envelhecimento da população, bem como as alterações na exposição das pessoas a fatores de risco, vários dos quais estão associados ao desenvolvimento socioeconômico.
Cerca de uma em cada cinco pessoas desenvolve câncer durante a vida e aproximadamente um em cada nove homens e uma em cada 12 mulheres morrem da doença.
Os dados fazem parte das estimativas mais recentes da Organização Mundial da Saúde, OMS, e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, Iarc.
O tabaco, o álcool e a obesidade são fatores-chave por trás do aumento da incidência do câncer, mas a poluição atmosférica também é uma das razões e representa um dos principais fatores de riscos ambientais.
Nos países com Índice de Desenvolvimento Humano baixos e médio, prevê-se que a mortalidade por câncer quase duplique em 2050.
As estimativas globais revelam desigualdades marcantes no fardo do câncer de acordo com o desenvolvimento humano. Isto é especialmente notável em relação ao câncer de mama.
Em países com um índice elevado, uma em cada 12 mulheres será diagnosticada com câncer da mama durante a vida e uma em cada 71 morrerá da doença.
No entanto, em países com baixo desenvolvimento, embora apenas uma em cada 27 mulheres seja diagnosticada com câncer de mama durante a vida, uma em cada 48 delas chegará a óbito.
O diretor do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS, Bente Mikkelsen, disse que o novo inquérito global da agência “lança luz sobre as grandes desigualdades e a falta de proteção financeira para o câncer em todo o mundo, com as populações, especialmente nos países de rendimentos mais baixos, incapazes de aceder aos cuidados básicos”.
*Foto: Divulgação