Farmácias agora podem fazer exames clínicos como testes de HIV, Dengue e Colesterol

Farmácias agora podem fazer exames clínicos como testes de HIV, Dengue e Colesterol

01/08/2023 0 Por Redação

Passa a valer, nesta terça-feira (1º), norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovada em maio, que permite que farmácias realizem Exames de Análises Clínicas (EAC), aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. 

Com a mudança, ao menos 47 testes poderão ser realizados nos estabelecimentos. Antes, apenas testes de Covid-19 e de glicemia eram liberados, apesar de algumas farmácias, principalmente de grandes redes, por meio de decisão judicial, já aplicarem parte desses exames. A atualização, segundo a entidade, chega para promover “segurança jurídica” para a ampliação desses serviços.

A resolução, segundo o orgão, leva em consideração a evolução do setor de diagnósticos. “Foram desenvolvidos novos instrumentos/equipamentos, tecnologias, metodologias e processos tecnológicos que propiciaram mais agilidade aos exames de análises clínicas e maior segurança aos pacientes. Além disso, essas inovações ampliaram o acesso da população ao diagnóstico clínico”, disse comunicado emitido pela agência à época da aprovação da medida, há 3 meses.

De acordo com a Anvisa, os testes deverão atender os critérios da norma para que sejam realizados em farmácias, entre eles, a determinação de que apenas profissionais treinados poderão realizar esses exames.

Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), entre os serviços que podem ser executados são Dengue Antígeno NS1, Colesterol Total, Avaliação de Controle de Asma, Glicemia e Pressão Arterial, Toxoplasmose, Teste de Intolerância Alimentar, Zika Vírus Anticorpos, Teste Rápido HIV, Teste Rápido Chikungunya, Teste Rápido Sífilis, Teste Rápido Hepatite C, Teste Rápido Febre Amarela, Teste Rápido de Alergia Alimentar e Teste Rápido Tipo Sanguíneo. Via Alo Alo Bahia com as informações do G1.

 

*Foto: Divulgação