Ministério da Saúde oferece capacitações para otorrinolaringologista e áreas correlatas
01/03/2023
Profissionais que atuam como otorrinolaringologista ou com áreas correlatas podem se inscrever em três capacitações gratuitas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). O otorrinolaringologista, ou mais popularmente conhecido como otorrino, é o médico especializado no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço. Conheça as ofertas educacionais
Cuidadores na Assistência ao Paciente – Cuidados respiratórios na ELA
Disponível na plataforma AVASUS, o curso conta com cinco aulas que esclarecem como o sistema respiratório é afetado pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e como os cuidadores podem colaborar para que os pacientes possam ter um melhor manejo dos sintomas respiratórios. Com carga horária de 10 horas-aula, a oferta educacional segue com inscrições abertas por tempo indeterminado.
Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica – Medicina
A habilitação busca qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da Atenção Básica. Os temas incluem epidemiologia dos problemas respiratórias nos adultos frequentes na Atenção Básica (broncopneumonia, rinite alérgica, rinossinusite, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo). O curso, com carga horária de 45 horas-aula, segue com inscrições abertas até 31 de julho de 2023, na plataforma UNA-SUS.
Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por Meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)
Com carga horária de 45 horas-aula, a oferta educacional permanece com inscrições abertas até 30 de março de 2023 na plataforma UNA-SUS e objetiva que o aluno tenha a oportunidade de reconhecer os fatores de risco da deficiência auditiva e visual para recém-nascidos. Além disso, a capacitação proporciona a compreensão das etapas de realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e da Triagem Ocular Neonatal (TON), o acompanhamento e o monitoramento dos marcos do desenvolvimento da criança após os testes de triagem neonatal.
*Foto: Divulgação