Profissionais das UBS de Feira de Santana decretam greve por falta de pagamento do 13° salário
28/12/2022
Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, paralisaram as atividades na terça-feira (27) e decretaram estado de greve nesta quarta (28). A categoria cobra o pagamento de salários atrasados e do 13°.
Na manhã desta quarta, os funcionários do Instituto Marie Pierre de Saúde (IMAPS) protestaram em frente à prefeitura do município. Eles condicionaram a volta das atividades ao pagamento das duas parcelas do 13°.
Em nota, o IMAPS informou que os pagamentos não foram feitos por causa de trâmites administrativos. A empresa afirmou ainda que busca soluções, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que os valores em aberto sejam quitados.
Já s SMS informou que fez um repasse de mais de R$ 12 milhões para a empresa IMAPS para quitar os salários dos profissionais.
“Vale destacar que as empresas prestadoras de serviço devem possuir dinheiro em caixa para manter com regularidade os compromissos com os funcionários, incluindo o décimo terceiro, que não depende do repasse da administração pública, conforme consta no contrato”, disse em nota.
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou ainda que vai notificar a empresa para que seja cumprido o contrato em vigor e que os trabalhadores recebam o 13° salário.Fonte: G1
*Foto: Ilustração