Psicóloga dá dicas de como controlar a ansiedade na hora do ENEM
10/11/2022
Quase 10% de toda a população brasileira se sente ansiosa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Um sentimento que, apesar de ser rotineiro, pode contribuir para insegurança e tomada de decisões. Além disso, há situações que podem agravar a ansiedade, como no caso de provas ou avaliações em que a pessoa tem somente aquela oportunidade de mostrar o seu potencial. No caso do ENEM, o maior vestibular do Brasil, não seria diferente. Nos dias 13 e 20 de novembro, ao menos 3,3 estudantes farão a prova. Com o intuito de ajudar os participantes, Fernanda Inomata, que é psicóloga e CHRO do Pravaler, preparou algumas dicas.
Foque no que já foi feito
É natural que dias antes o estudante queira estudar todo o conteúdo, mesmo aqueles que não conseguiu se dedicar ao longo do ano, mas o ideal é que os dias anteriores sejam focados na revisão de materiais de disciplinas que o aplicante tenha maior facilidade no aprendizado. “Quando investimos tempo e energia naquilo que já somos bons, a chance de nos tornarmos excelentes é maior ainda. Já naquilo que não temos habilidades, é necessário estudar o suficiente para estarmos em uma zona de conforto”, complementa Fernanda. Novas informações na véspera da prova podem gerar ainda mais ansiedade.
As 24h anteriores
Também não adianta utilizar a véspera para se afundar em estudos, abrindo mão de uma noite tranquila de sono. “Um dia não vai resolver todos os anos e meses de dedicação e preparação para a prova do ENEM. Então, distraia a cabeça, converse com amigos, familiares: se desconecte. Isso vai diminuir o stress”, explica Fernanda. No entanto, como corpo e mente não estão separados e, sim, unidos em uma única pessoa, é importante alimentar-se bem. “Procure comer alimentos leves, frutas, beba água. Ingerir muita gordura pode afetar o nível de energia durante a prova e isso interfere no seu psicológico. Então, se programe para dormir cedo e use técnicas de relaxamento para desconectar”, completa.
Sem afobação
Junto a todo esforço e dedicação, é necessário que você se programe para não chegar afobado na prova. Aproveite o tempo livre para calcular a rota e saia sempre antes do horário previsto. “Verifique se tudo está em mãos: documento, caneta, um lanche leve e água”, lembra Fernanda. Fazer o trajeto da prova com tranquilidade, contribui para diminuir a pressão do dia: quanto menos preocupação você tiver, fica mais fácil de focar naquilo que realmente importa.
Na hora da prova
Antes de ler qualquer enunciado, lembre todo o trajeto percorrido até aquele momento. Também separe alguns segundos para fechar os olhos e aflorar a confiança. “Não se desespere, se houver algum nível de ansiedade percebida, respire fundo e solte o ar de devagar”, pontua Fernanda. Além disso, a organização na hora de responder as perguntas pode te ajudar a criar confiança: “Folheie o caderno de perguntas, veja quais lhe aparentam ser mais fáceis de resolver e apenas faça! Siga sua intuição, se a questão lhe parecer correta já faça a marcação, às vezes, por pensar demais, você pode errar a resposta”.
*Foto: Designi