Raízes e tubérculos devem ser preferencialmente cozidos ou assados, afirma especialista
20/10/2022
A versatilidade das raízes e tubérculos permite diversos preparos, como cozidos, assados, ensopados ou em forma de purê. Esses alimentos geralmente são consumidos como complementos junto com arroz, feijão, legumes e carnes. Em algumas regiões do Brasil, a mandioca e a batata-doce são consumidas no café da manhã, como substitutos do pão.
A mandioca também é consumida como forma de farinha que acompanha peixes, legumes, açaí e outros alimentos, além de ser usada como ingrediente no preparo de pirão, cuscuz, tutu, entre outros.
Como são fonte de carboidrato, esses alimentos são capazes de proporcionar rápida energia ao nosso organismo, segundo Mariana Melendez, nutricionista do ambulatório de cirurgia bariátrica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília/DF. “Hoje sabemos que nenhum grupo alimentar precisa ser eliminado de uma alimentação saudável e os carboidratos fazem parte dessa boa alimentação, adequada e equilibrada”, explica. Algumas variedades de raízes e tubérculos também são fontes de minerais e vitaminas, como o potássio e as vitaminas A e C.
Na preparação, é importante usar óleo e sal moderadamente e temperos naturais de forma ampla, incluindo alho, cebola, pimenta, salsa, salsinha ou cebolinha. Raízes e tubérculos devem ser preferencialmente cozidos ou assados. Quando fritos, absorvem grande quantidade de óleo ou gordura.
Segundo o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, a preocupação com a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos envolve também o processo de manipulação e preparo. Alguns cuidados devem ser tomados a fim de reduzir os riscos de contaminação:
- lavar as mãos antes de manipular os alimentos e evitar tossir ou espirrar sobre eles;
- evitar consumir carnes e ovos crus;
- higienizar frutas, verduras e legumes em água corrente e colocá-los em solução de hipoclorito de sódio;
- manter os alimentos protegidos em embalagens ou recipientes.
*Redação
Foto: Getty Images/iStockphoto