Primeiro bebê recebe transplante de intestino com técnica inédita no mundo

Primeiro bebê recebe transplante de intestino com técnica inédita no mundo

12/10/2022 0 Por Redação

A Organização Nacional de Transplantes de Madri usou as redes sociais, na terça-feira (11), para celebrar a realização da primeira cirurgia de transplante multivisceral (de vários órgãos da região abdominal) em ‘assistolia’ a partir de um doador falecido. A paciente que recebeu os órgãos, Emma, tem apenas 13 meses e sofria com insuficiência intestinal desde os primeiros dias de vida.

O procedimento foi feito no Hospital Público Universitário La Paz. Segundo informações do Estadão, o uso de assistolia no procedimento promoveu a oxigenação de tecidos e órgãos fora do corpo humano: em outras palavras, os médicos conseguiram manter os órgãos do doador viáveis mesmo após a morte ter sido decretada. A inovação médica é resultado de três anos de investigação a partir de um projeto de pesquisa lançado pelo Grupo de Malformações Congênitas e Transplantes do Instituto de Pesquisa em Saúde do Hospital de La Paz. Emma já recebeu alta e passa bem. 

Segundo as autoridades de saúde de Madri, na Espanha, a técnica utilizada “possibilita o uso de órgãos sólidos que de outra forma seriam perdidos”. Esse foi o primeiro caso de transplante de intestino e outros órgãos vindo de doação por “assistolia”.

“A doação em assistolia vem se tornando uma fonte cada vez mais importante, uma vez que em adultos já representa um terço das doações [na Espanha]”, afirmou o Departamento de Saúde de Madri, em nota à imprensa. A técnica foi utilizada em adultos, em 2014, e também em crianças mais velhas que Emma, em 2021. Via Olhar Digital

 

*Foto: Pixabay