Hospital em Salvador conta com tecnologia capaz reduzir o volume de sessões de radioterapia

Hospital em Salvador conta com tecnologia capaz reduzir o volume de sessões de radioterapia

31/08/2022 0 Por Redação

 

Pacientes com câncer podem contar com tratamento capaz de reduzir em até 80% o número de sessões de Radioterapia. Essa tecnologia é usada para radioterapia em câncer de próstata, fígado, mama em breath holding e pulmão. Também para radiocirurgias do crânio, pulmão, fígado linfonodos e áreas ósseas (além de tratar de lesões benignas).

É o primeiro acelerador linear Versa HD disponível na Bahia com o sistema ABC, que possibilita reduzir toxidade pulmonar e cardíaca.

O serviço de Oncologia do Hospital São Rafael é um dos poucos da Bahia que passa a contar com o acelerador linear Versa HD, tecnologia utilizada nos principais centros oncológicos no mundo. A alta tecnologia utilizada em radioterapias e radiocirurgias é capaz de aumentar a sua eficácia e reduzir em até 80% o volume de sessões para o tratamento do câncer em alguns casos. É o primeiro equipamento na Bahia com o sistema ABC, que consegue monitorar a respiração do paciente durante o tratamento, fazendo assim com que o feixe de radiação seja disparado apenas em uma parte da etapa do ciclo respiratório já pré-estabelecido, reduzindo toxicidade pulmonar e cardíaca.

O primeiro tratamento nesse novo equipamento foi realizado no final de agosto. De acordo com a radioncologista, coordenadora do Serviço de Radioterapia do São Rafael, Dra. Elisângela Carvalho, o uso dessa tecnologia garante a aplicação de doses de radiação elevadas, mesmo nos casos de mais difícil acesso, garantindo a dose correta no local a ser tratado, preservando os tecidos saudáveis da radiação, reduzindo a toxicidade do tratamento do paciente. Utilizada para tratar o câncer, a radioterapia pode ser feita sozinha ou associada a outros tratamentos como a quimioterapia ou cirurgia.

“Com o Versa HD, contamos com um conjunto composto por feixes modulados, mesa robótica e uma combinação de acessórios e softwares que oferecem o mais completo arsenal em radioterapia, permitindo reduzir o número de sessões de alguns casos específicos com segurança e eficiência. Cada paciente é único, mas há históricos em que o número de sessões em um tratamento padrão chega a reduzir de 30 para 5 sessões, por exemplo”, explica a especialista.

Com monitoramento on-line, o equipamento pode ser utilizado para radioterapia em câncer de próstata, fígado, mama em breath holding e pulmão, em radiocirurgias do crânio, pulmão, fígado linfonodos e áreas ósseas, e também para o tratamento de lesões benignas como Meningiomas.

*Redação

Foto: Divulgação/Acervo Hospital