Apresentadora Sonia Abrão é internada após ser diagnosticada com pneumonia bacteriana

Apresentadora Sonia Abrão é internada após ser diagnosticada com pneumonia bacteriana

29/08/2022 0 Por Redação

 

A apresentadora Sonia Abrão informou no último domingo (28) através de suas redes sociais estar internada com pneumonia bacteriana.

“O que aconteceu foi o seguinte: meu pneumologista acredita que contraí a bactéria juntamente com a Covid. Como fui medicada com antibióticos na Covid, a pneumonia não se desenvolveu, tanto que fiz tomografia do tórax e os pulmões estavam limpíssimos. Como zerei a Covid em 1 semana, a medicação foi suspensa e aí a pneumonia teve terreno livre pra atacar, perdi a voz e depois veio a tosse fortíssima!”, escreveu Sonia Abrão no Instagram.

“Graças a Deus, está ainda no começo, poderia tratar em casa – como foi com a Covid – mas como são necessárias doses altas de corticoide, que me provocam crises de arritmia, preciso ficar no hospital pra ser monitorada e evitar que isso aconteça! Só não esqueçam que ainda estamos na temporada de vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias, que vão além da Covid. E a pneumonia bacteriana é a bola da vez!!! Máscara ainda é nossa maior proteção! Sempre foi minha companheira, por isso fiquei quase 3 anos protegida, tempo que me permitiu tomar as doses de vacina e passar bem pela Covid!”, completou a apresentadora de 59 anos.

O que é pneumonia bacteriana?

Para tentar entender o que é essa tal pneumonia bacteriana e qual sua relação com o novo coronavírus, o Olhar Digital entrevistou o Dr. José Tadeu Colares Monteiro, coordenador da Comissão Científica de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A pneumonia é um processo inflamatório que acomete as regiões mais terminais das vias aéreas, que seriam os brônquios e o pulmão. A enfermidade é causada por microrganismos, como um vírus, uma bactéria (responsável pelo quadro atual de Paulo Gustavo) ou um fungo.

“A partir do momento que a bactéria atinge a via aérea, ela começa um processo inflamatório que se manifesta no paciente com sintomas de pneumonia, tais quais tosse, expectoração, febre, dor torácica e dor no peito. Esse paciente precisará ser avaliado por um médico”, explicou o Dr. Monteiro.

Como é feito tratamento para pneumonia bacteriana

De acordo com o coordenador do SBPT, a infecção bacteriana, que leva à pneumonia, pode acontecer em nível comunitário ou nível hospitalar, e cada um possui esquema de antibióticos diferente.

“Nós temos a pneumonia que acontece na comunidade. Quando o paciente entra em contato com microrganismos na comunidade e desenvolve eles lá, os antibióticos usados no tratamento são mais leves, uma vez que são germes ou bactérias que já circulam nessa comunidade. Agora, quando [a infecção] é no meio hospitalar, temos outros microrganismos que geralmente já entraram em contato com antibióticos e, por isso, possuem mecanismos de resistência bacteriana. É preciso, portanto, administrar um esquema de antibióticos mais fortes que consiga combater essas infecções”, afirmou.

Qual a relação da pneumonia bacteriana com a Covid-19

“A própria Covid-19 ocasiona uma pneumonia viral, que é a principal manifestação clínica de casos graves do novo coronavírus. À medida que o paciente evolui [o estado de saúde para grave], sua imunidade fica comprometida, fazendo com que o corpo desenvolva outras infecções como pneumonia bacteriana”, detalha o pneumologista.

O coordenador também revelou por que o risco de pneumonia bacteriana é maior em paciente com Covid-19 em estado grave. “Ele [paciente] precisa ser internado em uma UTI, ser intubado. Dessa maneira, acaba sendo exposto e infectado por germes hospitalares, que já são bactérias e não mais o vírus da Covid-19”.

Importante!

O Dr. Monteiro fez questão de ressaltar que, para casos de Covid-19, o uso de antibióticos só é indicado para pacientes que desenvolvem infecções bacterianas. “Antibióticos não são drogas utilizadas para tratar infecções virais, que é o caso da SARS-Cov-2”, concluiu.

*Com Olhar digital

Foto: Divulgação