Queiroga diz que compra de vacinas contra Monkeypox deve ser fechada até essa terça (23)

Queiroga diz que compra de vacinas contra Monkeypox deve ser fechada até essa terça (23)

23/08/2022 0 Por Redação

 

Ministério da Saúde informou durante lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos, nesta segunda-feira (22) que está preparando a contratação de doses da vacina contra a varíola dos macacos e pretende finalizar a compra até esta terça-feira (23).

De acordo com Marcelo Queiroga – Ministro da Saúde, as doses atenderão cerca de 25 mil pessoas, já que a aplicação funciona em duas doses. As unidades são produzidas pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic.

O órgão visa finalizar as tratativas para aquisição de 50 mil unidades, por intermédio do fundo rotatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), até esta terça-feira (23).

Conforme revelado pela pasta durante lançamento da Campanha de Prevenção, serão veiculadas informações oficiais sobre a doença, “de forma didática, simples e direta”, por meio de TV, rádio, mídia exterior, locais de grande circulação de pessoas, páginas, portais da internet e redes sociais.

Depois da aprovação do contrato junto à Opas, o governo deve enviar à Anvisa a documentação para importar o fármaco, que ainda não tem registro no Brasil. Na última sexta-feira (19), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação de remédios e vacinas que ainda não têm registro no Brasil em caráter excepcional.

Ainda de acordo com Queiroga, a prioridade de vacinação será dada aos profissionais de saúde que têm contato direto com o vírus, e não há expectativa de aplicação no público geral. A entrega das doses está atrasada: a ideia inicial era de que os imunizantes fossem enviados até o fim de agosto, em duas remessas.

*Redação

Foto: Getty Images/iStockphoto