Pessoas diabéticas devem redobrar cuidados com os pés nos festejos juninos

Pessoas diabéticas devem redobrar cuidados com os pés nos festejos juninos

11/06/2022 0 Por Redação

 

Orientações sobre cuidados com os pés para pessoas com diabetes estão sendo intensificadas com a Caravana Junina da Saúde que o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), realizada desde o dia 30 de maio. De lá para cá, mais de mil usuários tiveram a chance de aprender mais sobre os caminhos para curtir os festejos juninos com segurança.

Os organizadores da Caravana planejaram conteúdos que cobrem todas as situações que a pessoa pode enfrentar durante as festas juninas: alimentação, cuidados com os pés, prevenção de queimaduras e o que fazer, caso aconteçam. Não faltou o reforço sobre direitos das pessoas com diabetes, apresentado pela advogada e assistente social do Cedeba, Júlia Coutinho. Ela orientou: quem vai viajar, deve antes buscar os insumos (agulhas ,insulinas, seringa e glicosímetro) na Secretaria da Saúde local, para evitar problemas ao chegar ao destino, já que a responsabilidade pela dispensação é do município onde o usuário mora.

Evitar queimaduras e ferimentos

A apresentação da coordenadora da Codar, enfermeira Graça Velanes, além de reforçar informações gerais sobre cuidados com os pés, deu atenção especial à prevenção de queimaduras, incluindo orientações sobre o que fazer, caso aconteçam. Dentre os cuidados para evitar queimaduras ela destacou: evitar soltar fogos e balões e afastar-se de fogueiras ou lareiras. Mas, e se houver queimadura? No caso de queimadura leve, a pele fica dolorida, mas sem bolhas, a especialista orienta a utilização de compressas frias nas primeiras horas, além de usar vaselina liquida para manter a pele hidratada e, nos dias seguintes, usar filtro solar na região.

Mas, se a queimadura for mais profunda e a pele apresenta bolhas, o cuidado deve ser redobrado. “As bolhas devem ser drenadas,mas não podem ser retiradas ,pois servem como curativos biológicos. É preciso procurar assistência médica e jamais colocar pasta de dente café ou manteiga na queimadura”, explica Velanes.

Cuidado o ano todo

Os cuidados gerais que a pessoa com diabetes deve ter com os pés em qualquer época devem ser reforçados durante os festejos juninos, orienta a coordenadora do Codar/cedeba. Usar sempre calçado fechado que não esteja apertado para não ferir os pés, nunca usar escalda-pés, não usar bolsas de água quente e cobertores elétricos, dentre outros.

*Redação

Foto: Shutterstock