HRCC alerta pacientes e familiares sobre golpes com pedidos de pagamentos
08/06/2022
Todos os procedimentos de saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, são ofertados gratuitamente, sem nenhuma cobrança de qualquer serviço prestado na unidade, conveniada 100% Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Por esse motivo, pacientes e familiares devem estar atentos para golpes, com pedidos de pagamentos de exames, cirurgias, consultas, entre outros.
De acordo com a assistente social Maria Lugiane S. Cunha, coordenadora do Serviço Social do HRCC, que atua há anos no atendimento em unidades hospitalares, a investida de golpistas sobre pacientes e seus familiares é uma prática antiga e reincidente. “Em determinados momentos, e isso é cíclico, sempre aparece um grupo de estelionatários que se organizam para atuar no momento de fragilidade da família que tem um paciente internado”, ressalta.
A assistente social alerta que as principais vítimas nesse tipo de crime são parentes e amigos dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Como estes pacientes, em sua maioria, estão em estado mais grave, pessoas mal-intencionadas tentam aplicar golpes financeiros, com pedido de pagamento de exames, medicamentos e outros procedimentos”, alerta.
Maria Lugiane S. Cunha explica que outras pessoas que aguardam cirurgias, consultas e exames prestados gratuitamente pelo SUS podem ser aliciadas por golpistas e é preciso estar precavido. “Geralmente, o criminoso se passa por médico ou funcionário do hospital, envolvendo familiares com informações sobre o paciente, pessoas com estado emocional mais abalado se tornam alvos mais fáceis nas mãos desses grupos”, avisa.
O que fazer?
Caso você receba uma ligação suspeita, principalmente com pedidos de valores (via transferência bancária, Pix, cheque, em dinheiro ou qualquer outra solicitação), se dirija imediatamente à delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Ainda, abra uma demanda sobre o ocorrido no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Regional Costa do Cacau.
“Importante informar a pessoa que recebeu a ligação, qual o número de telefone que o estelionatário usou para tentar aplicar o golpe e possíveis dados para transferência de valores. Caso você tenha sido abordado por aplicativos de mensagem, como WhatsApp, não esqueça de printar as conversas”, orienta Názio Santana, enfermeiro e coordenador do SAC do HRCC.
*Redação
Foto: Reprodução