Estados Unidos investiga 109 casos de hepatite aguda e 5 mortes em crianças

Estados Unidos investiga 109 casos de hepatite aguda e 5 mortes em crianças

07/05/2022 0 Por Redação

 

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informou, nesta sexta (6), que está acompanhando 109 casos de hepatite severa em crianças sem explicação clara. Cinco pessoas já morreram por conta do problema e 94% dos doentes precisaram ser internados.

O CDC é o órgão equivalente ao Ministério da Saúde dos EUA. A instituição informa que oito das crianças precisaram de transplante de fígado, e não descarta ligação com o surto global da hepatite misteriosa.

A comunidade científica está em alerta para casos assim desde abril, quando começaram a ser registrados quadros de inflamações graves no fígado de crianças sem que a causa para o problema fosse estabelecida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 230 crianças menores de 16 anos em 20 países já apresentaram o problema.

Os sintomas da enfermidade são febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia – coloração amarelada dos olhos. Nos casos investigados pelas autoridades de saúde, chama à atenção o fato de testes laboratoriais terem descartado os vírus mais comuns da hepatite (tipos A, B, C, D e E) como causa da inflamação.

No Reino Unido, onde o surto começou, as investigações apontam para a infecção pelo adenovírus 41F, encontrado na maioria das amostras.

“Essas infecções não parecem ter relação com alimentos, espécies de animais, áreas geográficas ou com as vacinas contra a Covid porque a maioria dessas crianças sequer foi vacinada”, disse a médica Philippa J. Easterbrook, cientista sênior no departamento de HIV da OMS em Genebra, durante coletiva de imprensa na última quarta-feira (4/5).

*Com Metrópoles

Foto: Getty Images/iStockphoto