Candidíase: especialista fala tudo que você pecisa saber sobre o assunto
03/05/2022
Em entrevista exclusiva ao Portal da Saúde News, a Nutricionista Cyntia Calmon (1801 CRN) fala sobre um assunto muito comum entre as mulheres, a Candidíase.
A Cândida é um patógeno oportunista podendo se proliferar em ambientes úmidos, ácidos e quentes. Alguns fatores podem contribuir diretamente para o seu crescimento de forma desequilibrada, causando a famosa Candidíase, tais como:
🦠sistema imunológico debilitado
🦠excesso de bebida alcoólica
🦠excesso de alimentos açucarados, industrializados, embutidos
🦠alterações hormonais
🦠uso de antibióticos
🦠estresse
🦠uso de anticoncepcionais
🦠alterações glicêmicas
🦠baixo consumo de fibras
A Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, conhecida por atingir órgãos genitais femininos, levando à vermelhidão, dor e coceira vaginal.
A doença, porém, não é restrita ao sexo feminino, casos de candidíase podem aparecer em homens, na pele, unhas, garganta, boca e até na corrente sanguínea.
Cerca de 90% dos casos de candidíase são causados pelo fungo da espécie Candida albicans. No entanto, a doença pode ocorrer devido a outras espécies, como a glabrata, tropicalis, krusei e parapsilosis, mesmo que mais incomuns.
“A alimentação e suplementação específicas são pontos importantes para o tratamento, lembrando que é necessária uma microbiota intestinal saudável para o sucesso desse tratamento”, explica a Nutricionista Cyntia Calmon.
De acordo com Cyntia, “alguns suplementos podem ser importantes coadjuvantes no tratamento, como: pré e probióticos, enzimas digestivas, fitoterápicos específicos, vitaminas do complexo B, óleo de coco, ômega 3, NAC, própolis, cúrcuma… levando em consideração sempre a INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA da paciente a ser tratada”.
– Curtiu? Clique aqui e agende sua consulta com Cyntia Calmon.
*Redação
Foto: Science Photo Library