Bruno Reis diz que maior taxa de transmissão não está impactando o sistema de saúde
26/01/2022
O fator de transmissão, chamado fator RT, atingiu o maior registro desde o início da pandemia na Bahia. O indicador chegou à marca de 2,2, o que significa que 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para 222 pessoas.
Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (26), o prefeito Bruno Reis disse que mesmo com a taxa de transmissão alta, o principal fator é a ocupação de leitos.
“Quais são os três problemas que estamos enfrentando com essa variante Ômicron? Primeiro é a testagem, a procura muito grande por testagem tendo em vista que é preciso saber se é Ômicron ou gripe para ser tratado e muita gente que precisa se afastar do trabalho e realizar o teste para ter o atestado”, disse.
O prefeito completou que leitos de UTI pediátrica e de clínica médica são os outros problemas enfrentados pela Prefeitura.
“Isso mostra que os pacientes estão com sintomas menos graves. Por mais que o fator RT esteja em 2,2, e quando passa de 1 já indica descontrole, por mais que o número de casos ativos e 5 mil novos casos por dia, não está tendo impacto no sistema de saúde”, afirmou.
*Com Bahia Notícias
Foto: Reprodução