Vacinação de crianças na Bahia começará na 2ª quinzena de janeiro
06/01/2022
A secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, disse nesta quarta-feira, 5, que a expectativa é de que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 comece na segunda quinzena de janeiro no estado.
De acordo com a gestora, o início da campanha depende apenas do envio das doses do imunizante especial da Pfizer para o público pelo Ministério da Saúde.
“A vacinação de crianças depende da chegada das doses, que a gente tem a previsão de que aconteça na segunda quinzena. A gente gostaria que fosse até antes, porque no início de fevereiro as férias acabam e as aulas presenciais nas escolas voltam, mas estamos trabalhando com o planejamento a partir deste período”, explicou em entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM.
A expectativa da pasta é de que as primeiras doses cheguem ao Brasil no dia 10 de janeiro, mas ainda é necessário um período de inspeção e demais processos de logística antes que os imunizantes cheguem aos estados.
Após as festas de fim de ano, a Bahia tem sofrido uma alta de casos de Covid-19. Só em Salvador foi registrado um aumento de 270% em novos casos nesta primeira semana de 2022.
“Essa elevação de ocorrências tem total relação com as festas de fim de ano. As pessoas esqueceram as recomendações e resolveram se aglomerar sem preocupação. Aconteceu, então, o que a gente está vendo. E no carnaval, com os festejos privados, as chances apontam para a mesma coisa. A gente entende o turismo, entende que as empresas precisam continuar trabalhando, mas a gente só pede um pouquinho mais de responsabilidade. Se tiver sintomas, não vá para a festa, não espalhe o vírus. Use máscara no evento e tente, de alguma forma, manter o distanciamento possível”, pediu a secretária.
*Via A Tarde
*Foto: Divulgação