Exposição ’17 ODS Para um Mundo Melhor’ segue até sábado (23) em Salvador
21/10/2021Com o objetivo de alertar a população sobre as ações elencadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorias no planeta, a exposição ‘17 ODS para um Mundo Melhor’ segue aberta ao público até sábado (23), na Praça Cairu, em Salvador.
A mostra conta com 18 esculturas de globos terrestres ilustradas por artistas convidados, inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU a partir da reunião de líderes mundiais dos Estados-membros em 2015, quando foi assinada a Agenda 2030, com objetivos e metas para que esses países alcancem a sustentabilidade necessária em todos os âmbitos até 2030.
A exposição em Salvador conta com um globo extra, ilustrado pelo artista baiano Menelaw Sete. Ele ilustrou o ODS 12, que trata sobre consumo e produção responsáveis.
Entre as temáticas abordadas, estão Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero, Agricultura Sustentável, Água Potável e Saneamento.
Artistas renomados, das mais variadas vertentes, foram convidados a utilizar os globos como suporte. Além de Menelaw Sete, Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN assinam as criações.
‘17 ODS para um Mundo Melhor’ conta com o apoio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, e apoio local da Saltur, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa especializada em unir marcas e causas através do marketing cultural, entre seus cases, a exposição CowParade Salvador.
*Redação
*Foto: Ulisses Dumas