
Turistas brasileiros já podem entrar em diversos países; confira lista
10/08/2021
Alguns países estão liberando a entrada de brasileiros, mas exigem que o visitante fique por 14 dias em quarentena dentro de um hotel.
México e República Dominicana nunca fecharam para brasileiros e tem levado muitos visitantes a lugares paradisíacos como Punta Cana e Cancun.
Enquanto o México não exige sequer o exame negativo para Covid-19, a República Dominicana passou a exigir, a partir do dia 31 de maio deste ano, a apresentação do RT-PCR negativo para liberação da entrada por lá.
Outro destino querido dos brasileiros, os Estados Unidos, segue com as fronteiras fechadas. Não é possível para não residentes acessarem a terra da Disney com voos regulares a partir do Brasil. Para isso, o brasileiro precisa passar 14 dias em um país que não tenha restrição de entrada vigente para os EUA, como é o caso do México.
Brasileiros que passarem 14 dias em território mexicano, poderão entrar normalmente nos Estados Unidos com apresentação do RT-PCR negativo. De lá, você pode voltar diretamente para o Brasil.
Com o avanço da vacinação muitos países estão abrindo novamente suas fronteiras para nós. Nos últimos dias, França, Suíça, Finlândia, Egito, Canadá, dentre outros, anunciaram o relaxamento das medidas para visitantes de diversas nacionalidades, incluindo o Brasil.
Mas para voltar a carimbar o passaporte, o passageiro deve estar completamente vacinado e conferir se a sua vacina é aceita pelo país em questão.
O Itamaraty recomenda que antes de viajar para o exterior, o cidadão brasileiro consulte detalhadamente as restrições em seu Portal Consular ou no site da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), que conta com um mapa mundial, constantemente atualizado, com informações de cada país.
Também estão abertos para brasileiros países como Marrocos, Dubai e Maldivas.
Aplicativo Conecte SUS
Outra dica importante é baixar o Aplicativo Conecte SUS para emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19. Além de trazer as informações em idiomas como inglês e espanhol, o App registra a data da aplicação das doses, lotes, nome dos respectivos fabricantes, dentre outras questões importantes para evitar problemas na imigração na hora de entrar em um determinado destino. Vale lembrar que para não depender da internet, o viajante pode e deve imprimir o seu certificado de vacinação antes da viagem.
Também é possível acessar alguns países, desde que com fronteiras abertas, ao validar o QR-Code que aparece em determinados cartões de vacinação. Se o seu cartão tiver um QR-Code, você pode validar através do site Valida Certidão.
França
A França anunciou que volta a receber turistas brasileiros desde que estejam completamente vacinados. Isso significa que você precisa ter recebido as duas doses de uma das vacinas aprovadas pelo país, como AstraZeneca, Pfizer e Moderna, ou a dose única da Janssen. A Coronovac ainda não faz parte da lista, pois está em análise pela Agência Europeia de Medicamentos. Para ingressar no país europeu, é preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos 7 dias. No caso da Janssen, há 28 dias.
Suíça
O país já aceita visitantes vacinados com a Coronavac. Além deste, os outros imunizantes aceitos são Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Está aí uma excelente oportunidade para programar a visita à terra dos relógios e chocolates.
Canadá
O país da América do Norte anunciou que passa a receber turistas brasileiros a partir de 7 de setmenro desde que completamente vacinados com uma dose da Janssen ou duas doses da Pfizer, Moderna ou AstraZeneca. A Coronovac está de fora da lista.
Egito
Basta apresentar o comprovante completo de imunização emitido pelo Ministério da Saúde. O Egito aceita seis vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas: Coronavac, Janssen, Pfizer, Moderna, Sinofarm e AstraZeneca.
Finlândia
Um dos mais recentes países a anunciar a abertura para brasileiros vacinados foi a Finlândia. O país europeu, sempre associado à neve por conta das temperaturas geladas e da proximidade com o Polo Norte, liberou a entrada no dia 26 de julho. Para isso, é preciso ter tomado as duas doses de uma das seguintes vacinas: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. Outro requisito a ser cumprido é a exigência de ter tomado a segunda dose há pelo menos 14 dias.
*Com informações do Ibahia
*Foto: Pixabay