Comer chocolate ajuda a queimar gordura na menopausa, diz estudo
05/08/2021
Uma pesquisa publicada no Faseb Journal confirmou os benefícios à saúde em comer pequenas quantidades de chocolate.
Segundo o estudo, também as mulheres que estão enfrentando os efeitos hormonais que acompanham o final do período reprodutivo podem usá-lo para ajudá-las a dormir melhor e a queimar gordura.
De acordo com publicação do Metrópoles.com, a pesquisa acompanhou 19 mulheres na pré-menopausa, período que antecede o fim da menstruação e é caracterizado por variações hormonais associadas ao aumento de peso, sensação de calor, irritabilidade e irregularidades no sono. A quantidade de participantes é pequena e consiste na principal limitação do estudo, por isso os resultados devem ser encarados com parcimônia.
As voluntárias foram submetidas a uma dieta controlada na qual 85 gramas de chocolate eram permitidas uma hora depois de acordar ou uma hora antes de dormir. Segundo os pesquisadores, a dieta diminuiu a fome e o desejo por alimentos doces das participantes, principalmente, porque reduziu os níveis de glicose no sangue. O hábito também levou as voluntárias a terem mais energia para as atividades físicas e isso fez com que queimassem gordura e atingissem a desejada perda de peso.
As que usaram sua cota de chocolate à noite também relataram padrões menos erráticos no adormecimento e melhor qualidade geral do sono. De acordo com a nutricionista Shena Jaramillo, entrevistada pelo portal Insider sobre o assunto, é provável que a dieta controlada tenha suprido adequadamente às necessidades das participantes. Ou seja, não só o chocolate teria proporcionado os benefícios relatados, mas o conjunto dos alimentos ingeridos somados aos hábitos cotidianos das pacientes.
“Muitas pessoas que estão lutando para perder peso consomem, na verdade, poucas calorias e sabe-se que pulam o café da manhã “, afirmou Jaramillo. “Adicionar chocolate, ou qualquer outro alimento, permite que o corpo seja adequadamente nutrido e também ajuda a reduzir o desejo por alimentos doces. As pessoas ficam menos propensas a comer compulsivamente no final do dia, pois não se sentirão tão restringidas”, completou a especialista.
*Redação
*Foto: Pixabay