Barbie homenageia baiana que sequenciou DNA do coronavírus

Barbie homenageia baiana que sequenciou DNA do coronavírus

05/08/2021 0 Por Redação

 

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus virou boneca em uma homenagem feita pela fabricante de brinquedos Mattel. A brasileira de 31 anos, que liderou o sequenciamento do genoma do primeiro caso de coronavírus da América Latina, ganhou sua própria versão da boneca Barbie.

O brinquedo faz parte de uma linha de bonecas que exalta seis mulheres que contribuíram significativamente para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Além de Jaqueline, também foram incluídas, na coleção, Sarah Gilbert, líder da equipe que desenvolveu a vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19; Amy O’Sullivan, enfermeira que tratou do primeiro paciente com a infecção no Brooklyn, em Nova Iorque; e a pesquisadora canadense Chika Stacy Oriuwa, que luta contra o racismo sistêmico na área da saúde.

As médicas Audrey Cruz, que luta contra a discriminação no sistema de saúde em Las Vegas, e a australiana Kirby White, cocriadora de um avental cirúrgico reutilizável para trabalhadores da linha de frente da pandemia, completam a lista.

Jaqueline Goes de Jesus

A Barbie de Jaqueline veste jaleco semelhante ao que a biomédica traja no ambiente de trabalho, e usa um par de brincos de pérolas, que são uma das marcas registradas da pesquisadora.

Jaqueline é formada em biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo da Universidade de São Paulo (IMT-USP). Sua carreira começou há dez anos, como estudante de iniciação científica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Bahia, com projetos que envolviam retrovírus.

Desde então, estudou o comportamento de vírus como o HIV, o HTLV, fez o sequenciamento do zika vírus durante o surto de 2015 e 2016, e trabalhou com vigilância genômica dos arbovírus causadores da chikungunya, febre amarela e dengue. (Com informações do Metropoles)

 

*Foto: Reprodução Brasil 247