Vereador cria projeto de lei para que pet shops tenham câmeras em banho e tosa
24/07/2021
Projeto de lei quer determinar que estabelecimentos que ofereçam o serviço de banho e tosa filmem e mantenham as imagens salvas por 30 dias.
Na última quinta-feira (15), entrou em pauta para votação do Legislativo de Ribeirão Preto, São Paulo, o projeto de autoria do vereador Brando Veiga (Republicanos). A iniciativa poderá tornar obrigatório a filmagem do processo de banho e tosa em pet shops que prestam esse tipo de serviço.
“A depender do tamanho do estabelecimento, devem ser instaladas quantas câmeras forem necessárias para a captação e gravação das imagens do local, de modo que os interessados tenham ciência de todo o procedimento interno da instituição de prestação de serviços”, diz trecho do projeto.
Os pets se tornaram mais que bichinhos de estimação, esses pequenos cheios de amor fazem partem da família. E pensando no bem-estar e na segurança dos peludinhos, o vereador construiu a proposta.
“Os animais de estimação para alguns são considerados mascotes e, para outros, possui uma conotação de ser membro do círculo familiar, salientando-se, ainda, que em alguns casos os animais são objeto jurídico do processo, tendo em vista o vínculo afetivo e familiar atrelado entre homem e animal”, justifica o vereador.
Caso a iniciativa de lei seja aprovada e sancionada, o estabelecimento terá que filmar todos os banhos e tosas e guardar as imagens por 30 dias. Desrespeitando, a empresa pagará uma multa de R$ 3.781,70.
*Com informações de Amo Meu Pet
Foto: Dylan Martin