Anvisa autoriza importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac

Anvisa autoriza importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac

09/07/2021 0 Por Redação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou, nesta sexta-feira (9), a importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac pelo estado de São Paulo. O pedido foi encaminhado na quinta-feira (8) e prevê a entrada do quantitativo em duas parcelas, uma com 2,7 milhões de doses e outra com 1,3 milhão de doses. 

A autorização de importação excepcional foi concedida com base na Resolução da Diretoria Colegiada, que autoriza a importação de vacinas diretamente pelos estados. Nas importações anteriores da vacina, configurava-se como importador o Instituto Butantan, que é o laboratório que possui a autorização de uso emergencial da CoronaVac no Brasil.  

A vacina CoronaVac foi objeto de autorização de uso emergencial solicitada pelo Instituto Butantan, a qual foi aprovada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa no dia 17/1/2021.

Apesar de se tratar de importação excepcional por estado, a vacina já é utilizada amplamente pela população mundial, podendo ser importada e utilizada na população brasileira nos mesmos moldes que já vem sendo utilizada no país desde a sua aprovação.  

A decisão da Anvisa também autoriza novas importações, desde que mantidas exatamente as mesmas condições da presente importação. 

 

*Redação

*Foto: Andressa Anholete/Getty Images