Inglaterra muda regras de isolamento para pessoas já vacinadas
06/07/2021
Crianças e pessoas que foram totalmente vacinadas, a partir de 16 de agosto não precisarão mais se isolar após contato próximo com alguém que teste positivo para COVID-19, disse o ministro da Saúde Sajid Javid nessa terça-feira (6).
O primeiro-ministro Boris Johnson estabeleceu planos na segunda-feira (5) para acabar com as restrições sociais e econômicas do COVID-19 na Inglaterra em 19 de julho, um teste para verificar se o lançamento rápido de uma vacina oferece proteção suficiente contra a variante Delta, que é mais infecciosa.
Javid disse que o sucesso do programa de vacinação significa que é possível ir mais longe no sentido de flexibilizar as regras de auto-isolamento para aqueles que receberam as duas vacinas.
“A partir de 16 de agosto qualquer pessoa que seja um contato próximo de um caso positivo não terá mais que se isolar se tiver sido totalmente vacinado. De acordo com a abordagem para adultos, qualquer pessoa com menos de 18 anos que seja um contato próximo de um caso positivo não precisará mais se isolar”, disse Javid ao parlamento.
Apenas os contatos com teste positivo serão obrigados a isolar-se, disse ele.
Johnson aposta que o programa de vacinação, que enfraqueceu a ligação entre infecções e internações hospitalares, pode evitar que o serviço de saúde seja sobrecarregado por uma nova onda de COVID-19.
Javid, nomeado no mês passado depois que Matt Hancock deixou o cargo de ministro da saúde, destacou a importância de outras questões de saúde, problemas econômicos e desafios educacionais que se acumularam durante a pandemia.
“Não podemos viver em um mundo onde a única coisa em que pensamos é COVID – e não sobre todos os outros problemas de saúde, nossos problemas econômicos, nossos desafios de educação. Temos que usar uma vacina que felizmente está funcionando”, disse Javid à Sky News.
Javid disse que quando as restrições forem suspensas em 19 de julho, poderá haver 50.000 casos COVID-19 por dia – o dobro das taxas atuais – e que os casos “podem chegar a 100.000”.
A Grã-Bretanha relatou 27.334 novos casos na segunda-feira (5), e 64% da população já recebeu ambas as doses da vacina.
*Com informações da Reuters
Foto: Pixabay