Dispositivos vestíveis para saúde poderão ter suas funções ampliadas no futuro

Dispositivos vestíveis para saúde poderão ter suas funções ampliadas no futuro

26/06/2021 0 Por Redação

 

Hoje, muitas pessoas usam dispositivos vestíveis para monitorar os níveis de glicose, pressão arterial e frequência cardíaca. Além do monitoramento, esses aparelhos poderão no futuro detectar anomalias, emitir alertas e fazer recomendações em tempo real aos usuários para evitar doenças graves, como um infarto. Paralelamente, os dados coletados por esses aparelhos poderão ser direcionados para o registro médico do paciente e contribuir para diagnósticos mais precisos, acredita, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e docente da Universidade Federal de Goiás.

Na visão do especialista, existe a tendência de os dispositivos vestíveis incorporarem um sistema de recomendação e bem-estar ao usuário. “Ao detectar o aumento dos níveis de glicose em estado de repouso, o aparelho poderá orientar o paciente a se exercitar e evitar a demanda por insulina”, esclarece o membro do IEEE. Já ao verificar a queda da glicose durante algum exercício físico, o dispositivo será capaz de recomendar ao usurário reduzir o ritmo da atividade física, beber água ou se alimentar para voltar à normalidade.

Os dispositivos também poderão ajudar a construir um sistema com informações sobre os pacientes. Os registros médicos poderão ser usados ​​como grande base de conhecimento para mostrar os diferentes perfis de pacientes, rastrear doenças e, se ocorrer um grande aumento de uma enfermidade, alertar as autoridades sobre o surgimento de uma epidemia.

*Com informações de Medicina SA

Foto: Reprodução