Relatório mostra que 20 empresas produzem 55% dos resíduos plásticos do mundo

Relatório mostra que 20 empresas produzem 55% dos resíduos plásticos do mundo

18/05/2021 0 Por Redação

 

Segundo relatório divulgado pela Fundação Minderoo, uma organização filantrópica australiana, 20 empresas foram responsáveis por mais de 55% da produção de plásticos de uso único no ano de 2019.

Entre as empresas globais responsáveis por 55% dos resíduos de embalagens plásticas do mundo estão empresas estatais e multinacionais, incluindo gigantes de petróleo, gás e empresas químicas.

O índice dos Fabricantes de Resíduos de Plásticos revela pela 1ª vez as empresas que produzem os polímeros que se transformam em plásticos descartáveis, de máscaras a sacolas e garrafas plásticas, que ao final poluem os oceanos, são queimados ou jogados em aterros sanitários.

O relatório também revela que a Austrália lidera uma lista de países que mais geram resíduos plásticos de uso único per capita, à frente dos EUA, Coréia do Sul e Reino Unido.

A ExxonMobil é o maior poluidor de resíduos plásticos descartáveis do mundo, contribuindo com 5,9 milhões de toneladas, de acordo com a análise da Minderoo Foundation com parceiros como a Wood Mackenzie, London School of Economics e Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo.

A maior empresa química do mundo, a Dow, com sede nos EUA, criou 5,5 milhões de toneladas de resíduos plásticos, enquanto a empresa de petróleo e gás da China, Sinopec, criou 5,3 milhões de toneladas.

11 das empresas estão sediadas na Ásia, 4 na Europa e 3 na América do Norte, uma na América Latina e uma no Oriente Médio. A produção de plástico é financiada por bancos líderes, entre os quais se destacam Barclays, HSBC, Banco da América, Citigroup e JPMorgan Chase.

A enorme pegada de resíduos de plástico das 20 maiores empresas globais equivale a mais da metade das 130 milhões de toneladas métricas de plástico descartável em 2019, diz a análise.

Os plásticos descartáveis são feitos quase que exclusivamente de combustíveis fósseis e, por serem alguns dos itens mais difíceis de serem reciclados, geram muitos resíduos. Cerca de 10% a 15% do plástico descartável é reciclado globalmente a cada ano.

Em 2050, o plástico deverá ser responsável por 5% a 10% das emissões de gases do efeito estufa.

O relatório diz que a indústria de plásticos em todo o mundo teve permissão para operar com regulamentação mínima e transparência limitada por décadas e que isso prejudica a mudança para uma economia circular, incluindo a produção de polímeros reciclados a partir de resíduos de plástico, reutilizando o plástico e usando materiais substitutos. Apenas 2% do plástico descartável foi feito de polímeros reciclados em 2019.

“Essas empresas são a fonte da crise do plástico de uso único: sua produção de novos polímeros ‘virgens’ a partir de matérias-primas de petróleo, gás e carvão perpetua a dinâmica de pegar e fazer lixo da economia dos plásticos”.

*Com informações do Poder 360

Foto: Pixabay