Estudo vai pagar R$ 38 mil para reinfectar recuperados da Covid-19
20/04/2021
Um novo estudo de desafio humano no qual vão infectar intencionalmente com o coronavírus um grupo de pessoas que já teve a Covid-19, deve começar na Inglaterra ainda neste mês. O principal objetivo dos cientistas da Universidade de Oxford é descobrir qual o nível necessário de proteção imunológica para evitar a reinfecção.
Os pesquisadores também pretendem descobrir por quanto tempo as pessoas realmente ficam protegidas após a infecção e obter informações que vão ajudar a desenvolver vacinas e tratamentos mais eficazes para a Covid-19.
O estudo, financiado pela Wellcome Trust, vai recrutar voluntários com idade entre 18 e 30 anos infectados anteriormente. Eles receberão cerca de £ 5 mil – o equivalente a aproximadamente R$ 38.450 – para participarem da pesquisa.
A líder do estudo e professora de vacinologia, Helen McShane, disse ao jornal Daily Mail que “se puder determinar que um certo nível de anticorpos significa que não é possível reinfectar alguém, isso ajudaria a desenvolver vacinas mais eficazes”
Todos os participantes serão expostos ao vírus em um ambiente seguro e controlado, e terão a saúde monitorada por uma equipe de pesquisadores durante um isolamento de 17 dias ou até estarem totalmente recuperados.
“Um estudo de desafio nos permite fazer essas medições com muita precisão porque sabemos exatamente quando alguém está infectado”, disse McShane.
Aquelas que desenvolverem sintomas serão tratados com o coquetel de anticorpos monoclonais desenvolvido pela Regeneron. Ao final da quarentena, eles deverão retornar ao centro de pesquisa para oito consultas ao longo de um ano para avaliação da resposta imunológica.
*Redação
*Foto: Pixabay