Associação Ianomâmi denuncia troca de ouro por vacina contra Covid-19

Associação Ianomâmi denuncia troca de ouro por vacina contra Covid-19

15/04/2021 0 Por Redação

 

 

A Hutukara Associação Yanomami, uma das maiores associações indígenas no Brasil, divulgou uma denúncia na terça-feira (13) contra servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A informação, inicialmente dada pelo UOL, foi confirmada pela CNN. Segundo a nota, funcionários da secretaria supostamente estão vacinando garimpeiros contra a Covid-19 em troca de ouro extraído de forma ilegal. Um ofício foi enviado ao Ministério da Saúde e ao Ministério Público Federal no dia 8, informando que 26 mil doses da vacina, destinadas aos indígenas, foram desviadas.

O documento, destinado também ao secretário especial de Saúde Indíngena, Robson Santos da Silva, é assinado pelo vice-presidente da Hutukara, Dario Kopenawa. De acordo com a solicitação, é afirmado que pelo menos dois funcionários seriam responsáveis pelos desvios dessas vacinas destinadas ao Dsei-Y (Distrito Sanitário Especial Indígena-Yanomami).

“É inadmissível que, em meio à insistente piora nos índices de saúde das comunidades indígenas da Terra Indígena Yanomami e em plena pandemia da COVID-19, o órgão responsável pelo atendimento da saúde indígena tenha seus recursos desviados para atendimento de não indígenas que trabalham no garimpo ilegal”, diz o ofício. ( Com informações da CNN)

 

*Foto: Getty Imagens