Anvisa mostra que notificações de efeitos adversos por uso de cloroquina subiram 558%

Anvisa mostra que notificações de efeitos adversos por uso de cloroquina subiram 558%

05/04/2021 0 Por Redação

O uso de medicamentos que integram o chamado ‘kit Covid’ pode ter causado mortes e o aumento de reações adversas. Segundo informações do jornal O Globo, o Painel de Notificações de Farmacovigilância mantido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que ao menos nove pessoas morreram por usar os remédios sem eficácia comprovada contra o coronavírus.

Conforme o levantamento, em 2019 foram registradas 139 notificações por efeito adverso pelo uso da cloroquina. Em 2020, o número saltou para 916, representando um aumento de 558%. A maioria dos casos foi registrada no Amazonas (96%). Entre os principais efeitos colaterais estão distúrbios dos sistemas nervoso, gastrointestinal, psiquiátrico e cardíaco.

A hidroxicloquina também teve um aumento na notificação, saindo de zero em 2019, para 168 no ano passado. Os efeitos mais comuns relatados pelos pacientes foram taquicardia, náusea e tontura. O estado com mais registros foi São Paulo (44%).

Em nota, a Anvisa afirmou que as notificações ainda são “suspeitas” e podem ter crescido pelos medicamentos terem sido utilizados com outras substâncias. ( Com informações do Bahia.Ba)

 

*Foto: Divulgação