Começa hoje em Manaus vacinação de idosos com idade entre 60 a 64 anos

Começa hoje em Manaus vacinação de idosos com idade entre 60 a 64 anos

10/03/2021 0 Por Redação

 

A prefeitura de Manaus inicia nesta quarta-feira (10) a vacinação escalonada contra a covid-19 de pessoas do grupo prioritário de 60 a 64 anos. Segundo critérios estabelecidos pelas Secretarias de Saúde do município e do estado e pela Fundação de Vigilância em Saúde, essa nova etapa da campanha de imunização será realizada por ordem decrescente, começando pelas pessoas com comorbidade.

“Considerando que Manaus ainda não dispõe de doses para atender 100% da população estimada para este grupo, que é de 67.694 pessoas, a vacinação será feita até o limite de doses disponíveis”, informou a prefeitura. Acrescentou que até ontem (9), 206,5 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Manaus, das quais 163,5 mil com a primeira dose e 43,3 mil com a segunda.

De acordo com o cronograma, nesta quarta-feira (10) serão vacinadas, com prioridade, as pessoas de 64 anos, portadoras de comorbidades, e na quinta-feira (11), a população geral de 64 anos completos. Na sexta-feira (12), será a vez dos idosos de 63 anos com comorbidades, e no sábado (13), dos demais da mesma idade.

Já a segunda e terça-feira da semana seguinte (dias 15 e 16),  serão destinadas ao atendimento das pessoas de 63 e 64 anos que não puderam comparecer aos postos de vacinação de quarta-feira a sábado e para avaliação dos resultados alcançados.

Para ser vacinado, o idoso precisa apresentar documento de identificação original com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). As comorbidades consideradas para prioridade na imunização, incluem, conforme definido pelo Ministério da Saúde, anemia falciforme, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doença renal, diabetes mellitus (com dependência de insulina), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), hipertensão de difícil controle com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade grave (IMC > 40) e síndrome de Down.

Pacientes oncológicos e pessoas que tenham feito transplante de órgãos também são prioritárias. Essas condições de saúde devem ser comprovadas com a apresentação de receita ou laudo médico.

“Além do grupo de 60 a 64 anos, a prefeitura segue vacinando os remanescentes de grupos anteriores: idosos de 65 anos ou mais (primeira dose) e trabalhadores da saúde (primeira e segunda doses)”, explicou a prefeitura.

A prefeitura informou, ainda, que os locais de vacinação são os mesmos das etapas anteriores. 

Locais de vacinação

  • Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran e Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Estacionamento da Universidade Paulista (Unip), na zona Sul
  • Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste
  • Balneário do Sesc e Centro de Convenções de Manaus (sambódromo).

Horário de funcionamento: Os postos funcionam das 9h às 16h. (Com Agência Brasil)

 

Foto: Reprodução