Chanel lança aplicativo para identificar e testar a tonalidade do batom ideal
10/03/2021
A prestigiosa maison francesa ingressou no universo da inteligência artificial com um aplicativo inteiramente desenvolvido por suas equipes internas, com o objetivo de identificar e testar virtualmente um amplo leque de tonalidades de batons Chanel selecionadas entre as mais de 400 referências da marca. Com o nome de Lipscanner, o aplicativo convida as consumidoras a seguirem a inspiração colorida do momento, buscando tonalidades nas experiências do dia a dia, nas redes sociais ou nas revistas, a fim de idealizar e criar novas possibilidades para o visual de beleza.
Escaneando as cores da marca
Tudo o que a consumidora precisa fazer é escanear a cor de uma imagem encontrada numa revista, nas redes sociais, nos lábios de uma amiga, numa roupa ou num objeto para que o aplicativo indique o batom Chanel com a tonalidade mais próxima. O sistema de reconhecimento facial do Lipscanner opera em tempo real, comparando a cor escaneada com toda a coleção de batons da Chanel, a fim de identificar o produto desejado.
O Lipscanner é fruto de uma intensa colaboração entre o CX Lab (Connected Experience Lab da Chanel) e o Estúdio de Criação de Maquiagem da marca. Foram necessários vários meses para desenvolver um algoritmo exclusivo e em seguida treinar sua capacidade de análise a partir de milhares de imagens e rostos.
Atualmente em fase de consolidação, essa aprendizagem permitirá que as próximas versões integrem os produtos para os lábios lançados futuramente pela marca.
Testes virtuais
Uma vez que a tonalidade e a textura desejadas tenham sido identificadas, entra em cena a função “Virtual Try On” , para que as usuárias possam testar virtualmente, nos próprios lábios, o produto de maquiagem Chanel recomendado pelo aplicativo. Para completar a experiência de maquiagem virtual, o Lipscanner oferece a possibilidade de transformar o teste em realidade, apresentando um link para a loja on-line do site chanel.com.
Desde 22 de fevereiro de 2021, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store da Apple e está disponível na França, nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, no Japão, na Coreia e em 15 outros países. (Com BBN)
Foto: Reprodução