Jovem fica 8 anos com objeto estranho no nariz causando mau cheiro
08/03/2021
Sofrendo há anos com o nariz congestionado e a capacidade de detectar odores comprometida, um rapaz de 15 anos procurou um hospital no Texas, nos Estados Unidos.
Os médicos fizeram uma exploração no nariz com uma câmera e descobriram apenas uma hipertrofia no turbinado, uma passagem que faz parte da anatomia do órgão e que pode ficar alargada depois de alergias sazonais ou sinusite.
Os profissionais de saúde prescreveram remédios para alergia e um spray nasal para controlar a situação. Um ano depois, o rapaz voltou ao hospital reclamando que toda vez que espirrava ou assoava o nariz, as pessoas que estavam por perto sentiam um cheiro horrível.
Seguindo a investigação, o jovem passou por uma tomografia, que revelou uma estrutura esférica de metal na região. Depois de uma cirurgia para removê-la, descobriram que se tratava de um projétil disparado por armas de ar.
A família do paciente contou que ele recebeu um tiro de uma arma assim quando tinha 8 anos, mas como não desenvolveu nenhum sintoma ou quebrou o nariz, não foi encaminhado ao serviço de saúde. De acordo com o caso descrito na revista científica JAMA Network, o corpo estranho foi coberto por muco e tecidos — por isso, não foi identificado no primeiro exame.
Ao ficar no local por anos, bactérias se desenvolveram ao redor do projétil, causando o mal cheiro. Os médicos consideram que o paciente teve muita sorte: o objeto poderia ter sido inalado e a infecção tinha chance de se espalhar pela mandíbula e olhos. Após a cirurgia, ele recebeu alta sem apresentar mais nenhum sintoma.
*Com informações do Metrópoles
*Foto: Depositphotos