
EUA autoriza encontros sem máscaras para pessoas já vacinadas
08/03/2021
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) afirmou, nesta segunda-feira (8/3), que pessoas imunizadas dentro do protocolo completo das vacinas contra o novo coronavírus podem realizar pequenos encontros privados sem a necessidade de usar máscaras.
A informação foi repassada pela diretora da CDC, Rochelle Walensky, durante uma coletiva de imprensa da força-tarefa da Casa Branca com o anúncio de novas orientações para a prevenção da Covid-19.
Walensky apresentou dois cenários em que os encontros sem máscaras são seguros: quando todas os indivíduos foram devidamente vacinados e encontros entre os imunizados com pessoas fora dos grupos de risco – mesmo que essas não tenham sido vacinadas ainda.
A máscara continua sendo obrigatória em público e quando os vacinados encontram idosos ou pessoas com comorbidades. Nesse caso o distanciamento social também deve ser mantido.
Os EUA têm três vacinas em uso, todas aprovadas para uso emergencial. No caso da Johnson & Johnson, a imunidade completa contra a Covid-19 ocorre duas semanas após a dose única da fórmula. O mesmo prazo vale para a segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna. (Com informações da Agência Estado e Metrópoles)
*Foto: Pixabay