Série histórica mostra agravamento na ocupação de UTIs no SUS

Série histórica mostra agravamento na ocupação de UTIs no SUS

04/03/2021 0 Por Redação

 

Desde julho de 2020, o Observatório Covid-19 Fiocruz vem publicando boletins quinzenais monitorando quatro indicadores básicos: Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); casos e óbitos por Covid-19; e taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A série histórica agora apresentada é um documento complementar ao boletim extraordinário do Observatório divulgado, nesta quarta-feira (3/3), sobre o agravamento da pandemia. 

“Na sequência de 17 mapas abaixo, mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e Distrito Federal na zona de alerta crítica”, alerta o novo documento. 

“Mesmo no período entre a segunda metade de julho e o mês de agosto, quando foram registrados os maiores números de casos e óbitos, não tivemos um cenário como o atual, com a maioria dos estados e o Distrito Federal na zona de alerta crítica”, analisa a fundação.

A situação de um estado é considerada de alerta crítico quando a ocupação das UTIs atinge 80% das vagas disponíveis para adultos no SUS.

 

 

Confira na íntegra

 

*Redação

*Foto: SIMERS