Saiba como funcionará o lockdown em Salvador

Saiba como funcionará o lockdown em Salvador

25/02/2021 0 Por Redação

 

Com o aumento significativo da procura por atendimentos nas UPAs e elevação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia  vão adotar medidas restritivas conjuntas para frear o avanço da pandemia do novo coronavírus. 

As ações envolvem o fechamento de todas as atividades comerciais consideradas não essenciais a partir das 18h desta sexta-feira (26) até 5h da próxima segunda (1º). 

Os detalhes foram apresentados nesta quinta (25) pelo prefeito Bruno Reis e pelo governador Rui Costa, em coletiva virtual à imprensa. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, também marcou presença na transmissão. 

Conforme o decreto que será publicado pelo governo estadual, no final de semana só estarão autorizados a funcionar estabelecimentos que prestam serviços relacionados à saúde pública (a exemplo de farmácias) e que comercializam alimentos (mercados e padarias).  

Bruno Reis destacou que a decisão de determinar o fechamento das atividades não essenciais é fruto de diálogo entre estado, município e segmentos comerciais. “Ontem (24), liguei para o governador após conversa com todos os prefeitos da Região Metropolitana. Tive essa iniciativa para mostrar a gravidade do momento que estamos enfrentando. Aqui em Salvador, os números de ocupação das UPAs, nas últimas 24h, superam o dobro do pico da primeira onda. Foram regulados 66 pacientes e há mais 67 aguardando vacância para serem transferidos”, afirmou.  

Funcionamento 

A suspensão das atividades não essenciais ocorrerá de forma escalonada para facilitar o escoamento dos trabalhadores e evitar superlotação no transporte público. Sendo assim, o comércio de rua fechará uma hora mais cedo: às 17h. Às 18h, será a vez dos bares e restaurantes interromperem o funcionamento. Já os shoppings e centros comerciais deverão encerrar as operações às 20h. 

Além disso, nenhuma atividade coletiva de esporte poderá ser realizada. Neste final de semana, também estará proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento da cidade, incluindo os mercados. As medidas serão monitoradas por policiais militares, civis, guardas municipais e agentes de fiscalização. 

O governador Rui Costa assegurou que, caso os números da Covid-19 continuem piorando, existe a possiblidade de o estado decretar a suspensão total do comércio (o chamado lockdown) ou ampliar ainda mais as medidas de isolamento social. “Isso vai depender do quadro de demanda nas UPAs e hospitais. É preciso conter a contaminação. Não tem como abrir leitos na mesma medida em que a quantidade de contaminados cresce”, enfatizou.  

Ele deu exemplo de potências mundiais como a Alemanha, que mesmo tendo o maior número de leitos de UTI proporcional à população, decretou o lockdown. 

 

*Redação

*Foto: Repropdução