OMS declara alto risco de epidemia de ebola na África Ocidental
18/02/2021
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira (18) que o risco de uma epidemia de ebola em países da África Ocidental como Guiné, Serra Leoa e Libéria é “alto”, já que não se sabe o tamanho, a duração e as origens do atual surto, além da limitada capacidade de resposta na região.
Segundo a OMS é preciso levar em conta as dificuldades sofridas pelos sistemas de saúde locais devido à pandemia do coronavírus, aos recentes surtos de febre amarela e sarampo, destacou a organização.
Até o momento, foram confirmados sete casos relacionados a este surto, dos quais cinco morreram e outros dois estão sendo tratados em isolamento.
No total , foram identificados 192 possíveis contatos com esses afetados. Há preocupação de uma alta transmissão pelo fato de Nzérékoré ficar perto das fronteiras com Libéria e Costa do Marfim.
A OMS advertiu que embora existam restrições nas fronteiras locais devido à pandemia de covid-19, o elevado número de movimentações ainda permitidas representa um risco para a propagação do ebola.
De acordo com a organização, é essencial que os países vizinhos à Guiné estejam preparados e implementem sua capacidade de resposta e medidas para evitar a transmissão do vírus.
*Redação
*Foto: Bloomberg via Getty Imgens